Abordagem Lean para aumento de produtividade e de qualidade

Por dti digital|
Atualizado: Mai 2020 |
Publicado: Jun 2015

O setor de TI da Localiza apresentava um processo bastante estruturado para atendimento de demandas em sistemas existentes e desenvolvimento de projetos. No entanto, esse processo deveria avançar mais, aumentando significativamente a quantidade e a qualidade das entregas realizadas. Para isso, seria necessária uma revisão completa do processo – surgimento da demanda, especificação, análise, desenvolvimento e entrega final – com a utilização de metodologias ágeis e princípios de Lean.

A abordagem ágil DTI

A DTI aplicou seus sólidos conhecimentos em metodologias ágeis e Lean para realizar um diagnóstico da situação inicial da Localiza e propor ações de reestruturação. Esse diagnóstico contemplou o mapeamento de toda a cadeia de valor do processo. A partir dessa visão e dos levantamentos realizados com representantes de todas as áreas, foi possível determinar as raízes de desperdícios e propor uma redefinição completa do processo.

O resultado

O novo processo foi implantado em alguns projetos piloto e rapidamente se disseminou. Houve uma redução de 71% no lead time das entregas e de 79% no desperdício. Além disso, algumas áreas experimentaram mais de 150% de aumento na produtividade.

Sobre a Localiza

Com 40 anos de atuação no mercado, a Localiza está presente em todos os estados do Brasil e em oito países da América Latina – Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. São 533 agências, sendo 478 em território nacional e 55 no exterior. Além disso, a companhia está em todos os aeroportos com voos comerciais. A frota da empresa é composta por 111.358 carros que atendem a diferentes necessidades dos seus mais de 3 milhões de clientes.

Veja o case em nosso site: Case aumento de produtividade

Quer saber mais?

Metodologia Ágil

Confira outros artigos

Veja outros artigos de Metodologia Ágil