Algoritmos de Ordenação

Por dti digital|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Dez 2015

Uma das tarefas mais importantes e frequentes de um processamento de dados é a ordenação, ou classificação de dados. Existem diversos algoritmos utilizados para ordenação, cada qual com uma característica de como ocorre a ordenação. Selecionamos alguns dos principais algoritmos, que você pode conferir abaixo:

Bubble Sort: É um algoritmo de ordenação simples que consiste em percorrer a lista de dados comparando os dados adjacentes. De forma que ao realizar uma troca o algoritmo, volta para o início começando a varredura novamente.

Quick Sort: É o algoritmo mais popular de ordenação, considerado rápido e sendo bastante eficiente por utilizar técnicas de recursão sendo por isso considerado complexo. O método empregado utiliza a estratégia de dividir um vetor em duas partes, uma contendo os valores menores que o valor escolhido e outras com os valores maiores, aplicando o algoritmo em cada uma das partes. O processo é repetido até que se obtenham partes de tamanho um.  Abaixo, você pode conferir um exemplo da implementação do algoritmo Quick Sort em C#:

zanini

Seleção direta: Esse algoritmo baseia-se em passar sempre o menor valor do vetor para a primeira posição (ou o maior dependendo da ordem estabelecida), logo depois, o de segundo menor valor para a segunda posição e assim é feito sucessivamente com todos os elementos restantes.

Inserção Direta: É um algoritmo que percorre um vetor de elementos da esquerda para a direita e à medida que avança, deixa os elementos mais à esquerda ordenados.

Shell Sort: É um refinamento do método de inserção direta, por considerar vários segmentos para aplicar a inserção direta ao invés de considerar apenas um único segmento.  O algoritmo percorre a lista várias vezes, dividindo o grupo maior em grupos menores e aplicando o método de inserção direta nos grupos menores.

Esses são os principais algoritmos utilizados para a ordenação. Mas existem inúmeros outros, que você pode pesquisar e aprofundar,  conforme o seu interesse e o seu projeto requisitarem.

Bom trabalho!

Por: Rafael Zanini

Revisão: Dandara Chaves

Quer saber mais?

Desenvolvimento de Software

Confira outros artigos

WhatsApp Business na sua estratégia: muito além de um chatbot

Podemos dizer adeus a conversas monótonas com chatbots limitados e sem personalidade. Daqui em diante, veremos interfaces conversacionais oferecendo experiências digitais cada vez mais sofisticadas. Em outro artigo, abordamos como mais experiências estão sendo convertidas, progressivamente, em conversas e como essa tendência é potencializada pelos avanços nos modelos de Inteligência Artificial e nos canais de […]

Desenvolvimento de Software

inteligencia-artificial-ia-como-otimizacao-para-grandes-empresas

A Inteligência Artificial (IA) e otimização operacional nas empresas

Sumário1 Como a Inteligência Artificial (IA) pode otimizar operações empresariais e aumentar a eficiência? Descubra aqui!  2 Automatização de tarefas repetitivas e demoradas 2.1 Exemplos de IA para economia de tempo2.2 10 exemplos de como utilizar a Inteligência Artificial (IA) para automatizar tarefas repetitivas e/ou demoradas: 3 Melhoria da eficiência e redução de custos com Inteligência Artificial (IA)3.1 […]

Desenvolvimento de Software

Desenvolvimento Android e iOS

Desenvolvimento Android x iOS: 10 recomendações para o desenvolvimento produtivo

Entre agosto de 2022 e junho de 2023, o mercado de aplicativos móveis experimentou um crescimento notável, projetando um aumento anual de 13,4% até 2030, alcançando um mercado estimado em US$ 187,58 bilhões. E, certamente, a tendência é que essa expansão continue exponencialmente nos próximos anos.  Portanto, agora é a hora de explorar as oportunidades […]

Desenvolvimento de Software

Veja outros artigos de Desenvolvimento de Software