Como usar Analytics em aplicações não-web

Por dti digital|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Jun 2015

Embora o Google Analytics tenha sido inicialmente projetado para rastrear atividades em sites e páginas da web, ao longo dos anos, o escopo da ferramenta foi expandido para permitir o rastreamento de dados em outros tipos de aplicativos e dispositivos.

Existem algumas formas de utilizar o Google Analytics em aplicações não-web, como aplicativos móveis (iOS e Android), aplicativos de desktop, jogos e até mesmo dispositivos IoT (Internet of Things). Para esses casos, o Google oferece o “Google Analytics for Firebase”, que é uma plataforma específica para aplicativos móveis que permite rastrear eventos, métricas, audiência, fluxo de usuários, entre outras informações relevantes para entender o comportamento dos usuários em aplicativos.

O Google Analytics for Firebase permite que os desenvolvedores coletem dados analíticos de aplicativos e os enviem para o Google Analytics, possibilitando a análise de métricas importantes, como o número de instalações, retenção de usuários, eventos específicos realizados pelos usuários dentro do aplicativo, entre outros.

Conheça um case no qual usamos na prática o Analytics para um produto não-web:

Estudo de caso: Analytics

O DESAFIO

Um produto de troca de mensagens SMS enfrentava o desafio de obter uma análise mais clara sobre a forma como os usuários navegavam pelo sistema. Embora o objetivo principal do produto fosse a troca de mensagens de conversa, ele também incluía assinaturas e outras funções de configuração, tornando essencial compreender o comportamento do usuário em tais casos para avaliar a qualidade do produto. Embora fosse possível recuperar essas informações através do banco de dados da aplicação, precisávamos de uma ferramenta que organizasse as informações de forma simples e rápida, mostrando-as agrupadas em fluxos de navegação, em vez de mensagens únicas.

A SOLUÇÃO

Para mensurar as informações, construímos uma interface que interligava o sistema ao Analytics. Essa integração permitiu visualizar a navegação do usuário no produto por meio de mensagens SMS, de maneira semelhante à análise de visitações em páginas de um site. Nós transcrevemos as mensagens de resposta ao usuário, relacionadas diretamente ao seu ponto no fluxo, em páginas web fictícias e as enviávamos ao Analytics como visitações. As informações eram então postadas no servidor da Google no formato definido.

ABORDAGEM AO ANALYTICS

A solução envolveu o mapeamento completo dos pontos de interesse, ou seja, todos os caminhos possíveis que o usuário poderia tomar, com nomes inteligíveis para uma análise clara. Além disso, identificamos cada usuário com um ID único e adequado ao padrão requerido pelo Analytics. Por fim, estabelecemos o conceito de sessão, usado em páginas web, mas inexistente no produto.

Essa sessão definiu quais SMS trocados seriam considerados como pertencentes à mesma interação no fluxo do usuário com o sistema.

O RESULTADO

Após a integração, os resultados foram observados imediatamente. A análise das ações se tornou muito mais prática e rápida com a ajuda dessa ferramenta. Optamos por uma solução simples e de baixo custo, configurando a ferramenta do Google, em vez de construir uma ferramenta de análise complexa e mais cara, o que reduziu drasticamente o custo de análise envolvido.

Quer saber mais?