React: por que considerá-lo no seu projeto?

Por Ramon Prata|
Atualizado: Nov 2023 |
Publicado: Jun 2019

Considere React no seu projeto

O Facebook mantém o React, uma biblioteca JavaScript usada para criar interfaces de usuário (UI’s). Desde seu lançamento o React tem crescido consideravelmente entre os desenvolvedores e consequentemente no mercado. Em pouco tempo o React já se tornou uma das bibliotecas JavaScript mais populares, se não a mais popular. Segundo o trends no GitHub e StackOverflow o React já ultrapassou outros famosos frameworks/libraries JavaScript dos últimos 10 anos.

Hoje, além de todas as plataformas do Facebook, outras grandes companhias também utilizam o React, tais como Amazon, Apple, Google, Microsoft, Dropbox, Lyft, Netflix, NYTimes, Pinterest, Snapchat, Spotify, Square, Twitter, Uber, Walmart, Yahoo, Airbnb e, claro, a DTI digital. Além disso, podemos atribuir essa popularidade ao principal objetivo do time React, que é tonar a criação de UI’s o mais simples possível para o desenvolvedor, e com isso, possibilitar a entrega de uma melhor experiência para o usuário final.

Quer ver mais conteúdos como esse?

Você sabia que o React oferece muitas vantagens para o desenvolvimento de software?

Um dos fatores que simplifica a criação de UI’s utilizando React é o fato dele usar o paradigma de programação declarativa. Dessa forma precisamos nos preocupar mais com “O que” e menos com o “Como”. Em outras palavras, precisamos simplesmente “falar” para o React: “Dado o estado X na minha aplicação, apresente a UI desta forma para o usuário”. É o React então que se encarregará , de forma eficiente, do “Como” isto será feito. Além disso, a programação declarativa torna o código mais previsível e mais fácil de “debugar”.

Outro aspecto que torna o desenvolvimento com essa linguagem de programação ainda mais fácil é a sua base em componentes. Essa abordagem envolve a criação de componentes autocontidos menores e mais simples, que são posteriormente combinados para construir interfaces de usuário (UI’s) mais complexas. Podemos fazer uma analogia interessante com peças de lego, em que pequenas partes simples e atômicas se unem para formar um todo mais complexo.

Vale ressaltar que a ideia de componentes não é exclusiva do React, sendo, na verdade, uma abordagem de programação amplamente adotada. Dentre as várias vantagens dessa abordagem, destacamos a melhor manutenibilidade, testabilidade e maior reutilização de código. No contexto específico do React, componentes bem divididos e com “responsabilidades” bem definidas podem até mesmo influenciar positivamente na performance da aplicação.

Mas o que seria um componente? E por que auto-contido?

React

  • O que é um componente ?

Bem, suponhamos que você esteja desenvolvendo uma aplicação WEB e você queira colocar um botão na tela para que, ao clique do usuário, este botão execute algo. Se você não estiver usando framework/library, e até mesmo usando alguns, você provavelmente precisará de pelo menos duas coisas: criar um HTML que contenha o elemento (botão) que irá aparecer para o usuário e criar um script que capture o clique do usuário para que execute algo. Esse script poderá ser feito no próprio HTML ou em um arquivo separado JS. Nesse cenário você teria dois arquivos minimamente acoplados para criar o que seria a “forma” do elemento (HTML) e seu comportamento (JS).

  • Por que os componentes React são autocontidos?

Note que, ao fazer isso, estamos, de fato, separando tecnologias (HTML/JS) e não apenas interesses. Além disso, imagine que sua aplicação terá várias páginas com botões iguais, porém executando funções diferentes de acordo com o contexto da página. Nesse sentido, seria bastante vantajoso criar uma única “coisa” (componente) que já incluísse tanto a estrutura (HTML) quanto o comportamento (JS), permitindo a parametrização das partes condicionadas ao contexto e, assim, alcançar a reutilização eficiente desse componente em várias páginas.

Se esse conceito fez sentido para você, então você já compreendeu a essência de um componente. Afinal, um componente nada mais é do que um encapsulamento de um ou mais elementos e/ou outros componentes, sendo autocontido ao embarcar tanto sua estrutura (HTML) quanto seu comportamento (JS) e, opcionalmente, até mesmo seu estilo (CSS). Essa característica possibilita o reuso do componente em contextos diferentes, de acordo com as necessidades específicas de cada cenário.

Como o React torna as suas aplicações naturalmente performáticas?

Além de toda preocupação com a simplicidade e em nos ajudar fazer códigos mais testáveis e reusáveis usando as abordagens mencionadas. O time do React investe um grande esforço, talvez o maior, em tornar aplicações React naturalmente performáticas, novamente para que não precisemos nos preocupar muito com o “Como” performar a aplicação. O que faz com que aplicações React sejam performáticas, seguindo as boas recomendações, está no “Como” as coisas acontecem no background.

Há um tempo atrás, era muito comum que os usuários interagissem com uma página web e aguardassem a recarga total da página, mesmo que 98% do conteúdo da página ainda fosse o mesmo. Isso era custoso e causava insatisfação na experiência do usuário. Alterar apenas o que mudou no DOM (Document Object Model) e manter o que não foi alterado é uma solução óbvia para esse problema.

O conceito Virtual DOM

Como alterações no DOM real são caras e lentas, era necessário uma otimização que minimizasse essas alterações. Para fazer isso, o React usa o conceito de Virtual DOM. Basicamente, quando criamos componentes, não estamos criando elementos HTML, mas sim elementos React, que são abstrações mais simples dos elementos HTML. Todos os elementos são criados através de componentes que compõem o Virtual DOM, que é uma representação virtual do DOM real em JS, que é mantida em memória.

Dessa forma, com o Virtual DOM, o React consegue otimizar as alterações no DOM real. Sempre que o estado da aplicação ou de um subconjunto de componentes muda, o React compara aquela “nova versão” com a versão virtual do DOM que está em memória e, se encontrar diferenças, ele altera no DOM real apenas o que identificou que realmente mudou no DOM virtual, mantendo todo o restante do DOM real intacto. Essa é uma das estratégias do React para tornar as aplicações naturalmente performáticas sem que o desenvolvedor tenha que se preocupar tanto com o “Como”. Além disso, o React fornece recursos e técnicas que são recomendações simples que podem ser aplicadas em muitos cenários para que possamos otimizar nossos componentes e, consequentemente, nossas aplicações.

O ecossistema de bibliotecas 

Mesmo com todo esse poder, o React não é um framework que nos provê nativamente tudo que precisamos para criar uma aplicação cliente completa. Ele é uma biblioteca JS para criar UI que conta com um ecossistema de outras bibliotecas JS para cuidar de outros aspectos das aplicações, como: roteamento, controle de estado, autenticação, armazenamento, consumo de API’s, testes, etc. Por se tratar de bibliotecas JS, para cada um desses aspectos é possível encontramos dezenas de “packages” de terceiros, alguns que são exclusivos para aplicações React e outros que podem ser usados em qualquer aplicação JS.

Porém, quando falamos de React, existem algumas bibliotecas muito usadas e recomendadas que compõe seu ecossistema, dentre elas podemos destacar: Redux, React Router, Jest, Enzyme, etc. A escolha de quais bibliotecas usar pode variar de acordo com contexto da aplicação, conhecimento e interesses do time de desenvolvimento e, muito importante, como é o uso/adesão da biblioteca pela comunidade React.

Empresas que utiliza m essa linguagem de programação

React é uma biblioteca JavaScript de código aberto para criar interfaces de usuário (UI) reativas. É uma das bibliotecas JavaScript mais populares do mundo, com uma grande comunidade de desenvolvedores. Éusado por uma ampla gama de empresas, incluindo:

  • Facebook
  • Instagram
  • Netflix
  • Airbnb
  • Uber
  • Lyft
  • Slack
  • Pinterest
  • Reddit
  • Twitch

Contudo, essas empresas usam React para criar uma variedade de aplicativos, incluindo:

  • Sites web
  • Aplicativos móveis
  • Jogos
  • Ferramentas de negócios
  • Ferramentas de colaboração
  • Ferramentas de edição

O futuro do React

O React tem crescido muito e vai além do que foi abordado aqui. Com essa linguagem de programação podemos criar ainda aplicações Server Side Rendering usando NodeJS e também aplicações Mobile usando o React Native. Novas features continuam surgindo, melhorando ainda mais essa ferramenta poderosa para que consigamos entregar aplicações ainda melhores aos nossos usuários finais.

O React é uma biblioteca JavaScript para criar interfaces de usuário. Ele foi criado pelo Facebook e é usado por muitas empresas de tecnologia, como Instagram, Airbnb e Netflix. Também, é uma ferramenta poderosa que cria aplicações web rápidas e responsivas.

Além de aplicações web, o React também possibilita a criação de aplicações Server Side Rendering usando NodeJS e aplicações Mobile usando o React Native. Essas novas features continuam surgindo, melhorando ainda mais essa ferramenta poderosa para que consigamos entregar aplicações ainda melhores aos nossos usuários finais.

Aqui estão algumas das vantagens de usar o React:

  • Rápido: é uma biblioteca para criar aplicações web rápidas e responsivas.
  • Flexível: é uma biblioteca muito flexível para criar uma ampla variedade de aplicações web.
  • Fácil de usar: é uma biblioteca muito fácil de aprender e usar, mesmo para desenvolvedores iniciantes.
  • Extensiva: a comunidade React é muito ativa e existem muitos recursos disponíveis para ajudar os desenvolvedores a aprender e usar a biblioteca.

O futuro do React parece promissor, com a comunidade em constante crescimento e o surgimento de novas features. A possibilidade de criar aplicações Server Side Rendering usando NodeJS e aplicações Mobile usando o React Native amplia ainda mais o potencial dessa poderosa biblioteca, possibilitando entregar soluções ainda mais avançadas e atraentes aos usuários finais.

Em resumo, o React é uma escolha sólida para o desenvolvimento de interfaces de usuário, proporcionando uma experiência de desenvolvimento flexível, rápida e fácil, com resultados performáticos e uma ampla gama de possibilidades para criação de aplicações web e mobile. Sua popularidade e adoção por grandes empresas são reflexos do seu valor e do impacto positivo que traz para a criação de soluções tecnológicas de qualidade.

Portanto, se você está procurando uma biblioteca JavaScript para criar interfaces de usuário, o React é uma ótima opção. Quer saber mais sobre o assunto? Confira esse repositório com várias curiosidades e informações sobre React.

Quer saber mais?

Desenvolvimento de Software

Confira outros artigos

Veja outros artigos de Desenvolvimento de Software