Design Sprint: Metodologia Ágil

Por Mariana Azzi|
Atualizado: Ago 2022 |
Publicado: Jan 2018

A dti, objetivando entregar valor aos seus clientes de maneira ágil e precisa, utiliza como metodologia o design thinking aliado ao Agile Development. Ao iniciarmos um novo projeto, iniciamos com uma Sprint só de Design.

O que é metodologia Design sprint?

É um processo de 5 dias desenvolvido pela Google Ventures, para responder questões críticas de negócio através do design, prototipando e validando ideias com os usuários. Ao invés de esperar para lançar um MVP (Minimum Viable Product) para descobrir se a ideia é boa ou não, processo esse que pode tomar vários meses, o Design Sprint é um atalho para o aprendizado, sem a necessidade de construir ou lançar o produto.

Quer ver mais conteúdos como esse?

Para que serve o Design sprint?

O Design Sprint é uma metodologia colaborativa e ágil, que conta com a validação de usuários. A ideia é reunir toda equipe, para evitar meses de discussões intermináveis e idas e vindas de um projeto. É muito utilizado para a concepção de novos produtos, para trabalhar ideias que ainda precisam ser amadurecidas e para explorar a fundo funcionalidades complexas.

Quem participa?

A equipe do Design Sprint é sempre bem diversificada. Participam designer(s), pesquisador(es), os usuários, um product manager e pessoas com um background mais técnico (desenvolvedor, engenheiro).

Como fazer design sprint?

Design Sprint
Design Sprint

Entender e Definir:

O primeiro dia é dedicado a entender e definir. Antes que os participantes possam criar qualquer coisa, eles precisam entender o desafio que enfrentarão. Qual problema eles estão tentando resolver? Para quem eles estão projetando? No final do 1º dia todos tem que estar bem alinhados e com conhecimentos nivelados em relação ao problema a ser trabalho.

Algumas ferramentas utilizadas nessa etapa são: Conversa 360º, Sombra, Personas.

Divergir e Decidir:

No segundo e terceira dia, ocorrem as etapas divergir e decidir. Uma vez que os participantes adquiriram um entendimento do produto e dos seus usuários, é hora de divergir. Essa fase é fundamentel e todas as ideias são bem vindas. São utilizados brainstorms individuais e em time e o UX Flow para explorarmos todas as ideias. Em seguida, é necessário decidir qual ideia será explorada a seguir na prototipação.

Prototipar e Validar:

Continuamos as atividades com a prototipação, seguida pela validação. Durante essa fase, os participantes trabalham juntos em um protótipo. Essa é uma forma de testar ideias sem investir muito dinheiro, horas ou recursos. Como prototipar? Criando protótipos rápidos em papel e navegáveis. Em seguida o resultado é validado com os usuários e, caso não tenhamos atingido um resultado satisfatório, o ciclo pode ser reiniciado sem grandes perdas.

Quer saber mais sobre o Design Sprint?

Times de diferentes empresas e partes do mundo vem adaptando o design sprint ao seu contexto, garantindo entretanto que os objetivos da metodologia sejam atingidos. Você pode encontrar vários cases clicando aqui.

Quer saber mais?

Metodologia Ágil

Confira outros artigos

Veja outros artigos de Metodologia Ágil