Era digital e saúde: conheça o Global Corporate Challenge

Por dti digital|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Mar 2016

Muito temos falado em nosso Blog sobre a nova era digital, onde as empresas de todo e qualquer setor buscam alavancar seus negócios e melhorar a experiência dos seus clientes (bem como dos próprios funcionários) investindo em tecnologia.

saúde - report

Uma característica dessa digitalização é a entrada de tecnologia nas mais diversas áreas, ultrapassando as fronteiras tradicionais, que separavam os conteúdos primordialmente digitais das atividades costumeiramente “desplugadas”, como alimentação, esportes, saúde e exercícios físicos. Com essas fronteiras postas abaixo, está cada vez mais comum encontrar influência digital em todas as atividade que cercam o homem moderno.

Imagine formar uma equipe com colegas de trabalho e entrar em uma competição global contra o sedentarismo (um dos grandes problemas da nossa geração), disputando com times de outras empresas ao redor do mundo o título de equipe mais ativa e, ainda, ao longo do processo, acompanhar virtualmente o progresso de sua jornada, visitando digitalmente locais surpreendentes ao redor do mundo.

image001

É exatamente isso que o Global Corporate Challenge (GCC) oferece.

Utilizando tecnologia aplicada para motivar seus usuários e oferecer uma experiência que incentive a realização de exercícios físicos e, por conseguinte, a melhoria da saúde, a solução oferecida por esta empresa ilustra bem os marcos da era digital que temos apontado por aqui.

image002

A tradicional caminhada do dia a dia, que vem sido deixada de lado à medida que nossa rotina se transfere para telas iluminadas, ganha uma cara nova e um motivador extra quando combinada com o conceito de gamification, apoiado por sensores, acelerômetros, premiações motivacionais, status de desempenho, dicas, informações e vídeos diversos.

image004

Como funciona?

Uma empresa que adere ao programa pode inscrever quantos times quiser, cada um composto de sete integrantes. Cada participante recebe um kit do programa, contendo dois “GCC Pulse” (sensor acelerômetro com tecnologia semelhante à usada em smartphones para contar quantos passos a pessoa realiza durante o dia) e outros brindes como mochila e encartes informativos.

image006

image008

A competição tem início no mês de maio de cada ano e dura normalmente 16 semanas. Os participantes submetem a contagem dos seus passos no site do GCC e, quanto mais ativo um time, mais eles avançam em uma jornada virtual ao redor do mundo, acessando fotos e informações de diversas localidades. O website, focado em experiência do usuário, visa manter os participantes engajados e inspirados a praticarem exercícios físicos e melhorar sua saúde, inserindo-os em uma comunidade e disponibilizando informações, entretenimento e suporte

image009

A proposta de valor desta empresa, formada em 2003 na Austrália, é melhorar a saúde e o bem estar dos funcionários de seus clientes, oferecendo uma mudança de hábito que continua após a finalização do programa. Para alcançar este objetivo, utiliza os conceitos e tendências atuais da tecnologia da informação, não economizando no design e na busca de uma ótima experiência do usuário.

image010

Informações e imagens retiradas do vídeo e do site oficial: https://www.gettheworldmoving.com/

Por: Daniel Duarte
Revisão: Dandara Chaves

Quer saber mais?

Metodologia Ágil

Confira outros artigos

Veja outros artigos de Metodologia Ágil