Learn by doing

Por dti digital|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Set 2016

Recentemente, tive a oportunidade de participar de mais uma master class da Hyper Island, como foco em Business Transformation. A Hyper Island tem como um de seus lemas o “learn by doing” e talvez isso seja o que mais representa a experiência de uma master class com eles: são três dias de imersão, alternando inspirações e direcionamentos com práticas que tentam nos transportar para o mais próximo possível do comportamento que devemos ter se quisermos transformar nossos negócios.

 

Abandone o seu sofá!

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Fica muito claro, mas muito claro mesmo, que o primeiro e mais importante passo é sairmos de nossa zona de conforto, abandonarmos nosso delicioso sofá e nos aventurarmos em explorações que podem até dar errado, mas certamente serão enriquecedoras.

Como sempre, o comportamento e a atitude são o aspecto mais importante da transformação. Não que entender a cultura na qual sua organização estará presente não seja importante, ou que mapear a economia digital e suas novas tecnologias exija menos atenção – isso tudo é fundamental, fazendo parte, inclusive, dos 5 passos de transformação preconizados pela Hyper:

 

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Abrace os valores dos métodos ágeis

 

Mas nada disso acontece sem a mudança fundamental de atitude e sem o mindset adequado para encarar os novos tempos. Por um lado é muito perturbador perceber como os novos tempos serão sempre de instabilidade, por outro lado, é bastante reconfortante perceber que o comportamento desejado é muito natural para quem já pratica os métodos ágeis e vive seus valores. Palavras como “experimentação”, “feedback” e “colaboração” são o dia a dia dessa comunidade e um modo de encarar problemas e desafios que parece ser o único existente!

Por isso, se você quiser fazer a transformação de seu negócio, eu teria duas recomendações principais: abandone seu sofá e abrace os valores dos métodos ágeis. Em seguida, escolha um bom modelo de transformação de referência – como os 5 passos da Hyper – o resto será consequência!

 

Por: Marcelo Szuster

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