Recursos para humanos? As inovações tecnológicas que vão transformar as pessoas da sua empresa!

Por Júlia Vieira|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Jul 2018

Luis Lourenço (CEO das Startups Plug CRM e Hirebot) facilitou um dos encontros do Grupo Geir COM Pessoas ao compartilhar um pouco sobre como as inovações tecnologicas podem impactar o mercado de RH, no dti place! Eu participei do encontro e vou contar um pouco do que rolou!

Faço parte da equipe de RH da dti, aqui somos constantemente desafiados a inovar e trazer a melhor experiência para os candidatos e colaboradores. Os encontros do Grupo são um momento sensacional de aprendizagem, que trazem vários insights aplicáveis no meu dia a dia.

O contexto atual foi discutido para embasar o aprendizado através de 5 tópicos:

Vida nas grandes cidades;

  • Uso da tecnologia;

  • “Efeito Google” – possibilita obter informações imediatas sobre qualquer tema;

  • Cinco gerações trabalhando lado a lado e compartilhando culturas, habilidades, e interesses distintos;

  • Consumo de redes sociais (disponibilização e consumo de conteúdo)

  • Tendo esse contexto como base, seguimos pensando em como a área de RH pode se reinventar. Não apenas baseado em testes de personalidade e na plataforma Linkedin como meio de recrutamento, mas cuidando da experiência das pessoas.

    Através de pesquisas realizadas e trazidas pelo facilitador, foi diagnosticado que:

    recrutamento ideal = toque humano + inovações tecnológicas

    Sendo assim, pode-se perceber que a tecnologia não retira as pessoas do mercado de trabalho, apenas as força a ser mais qualificadas para o futuro.

    Uma inovação tecnológica que também foi discutida é a Inteligência Artificial. O trabalho repetitivo é extinguido, economizando tempo e rotinas que poderiam estar sendo feitas por pessoas. Um exemplo dessa inteligência artificial é o chatbot (chat + robô) – confira um exemplo de aplicação do chatbot aqui – . Essa tecnologia é cientificamente comprovada ser aceita por 15% do público brasileiro, como se fosse uma troca de mensagens de texto com uma outra pessoa.

    Com a utilização dessa tecnologia, podemos otimizar aspectos dos processos de recrutamento e seleção, como a triagem de currículos. Isso pode ser feito através de uma conversa com o candidato, onde ele responde a perguntas essenciais para o recrutador e, a partir disso, o chatbot já realiza a triagem.

    Esse tipo de trabalho economiza tempo e minimiza esforços, automatizando em 70-80% as atividades dos recrutadores.

    Um outro exemplo é o blockchain (rede que funciona com blocos encadeados muito seguros, que sempre carregam um conteúdo junto a uma assinatura digital). Essa rede pode realizar cruzamento de dados das redes sociais dos candidatos com as Big Five Personality Traits. Isso torna o recrutamento mais tecnológico e ágil. Além de  avaliar mais assertivamente o alinhamento de valores entre o candidato e a empresa.

    Já imaginou a junção do chatbot e blockchain? O chatbot realizando perguntas técnicas específicas para triagem. E o blockchain cruzando informações disponíveis na rede e descrevendo a personalidade do candidato. Isso tudo acrescido de entrevistas via Whatsapp / Skype / Hangouts? Incrível não é?

    Isso tudo já é possível e está sendo utilizado por algumas empresas e startups!

    Logo, pouco depois da escrita deste texto, esse método poderá ser considerado um modelo de recrutamento e seleção até mesmo ultrapassado. E aí, você está preparado para essas mudanças?

    Quer aprender na prática com usar o RH para impactar o seu negócio? Em agosto vai rolar o RH Experience, organizado pelo grupo Gerir com Pessoas. O evento vai inspirar e apoiar os profissionais de RH e Gestão com Pessoas a trazerem um novo conceito de fazer gestão do RH construído em conjunto pelos participantes!

    Ficou curioso?! Saiba mais!

    Quer saber mais?

    Metodologia Ágil

    Confira outros artigos

    Veja outros artigos de Metodologia Ágil