Teoria e prática em Controle e Automação – DTI abre as portas para o PEC 2015

Por dti digital|
Atualizado: Mai 2020 |
Publicado: Ago 2015

Uma oportunidade de visitar uma empresa, descobrir como ela trabalha, receber pequenas palestras sobre sua atuação, conhecer seus funcionários, suas metodologias e vivenciar um pouquinho de seu ambiente de trabalho. Assim funciona o PEC – Programa de Experiência Técnica Complementar – iniciativa promovida pelo colegiado de Engenharia de Controle e automação da UFMG. Durante essa semana a DTI Sistemas abriu suas portas para cinco estudantes do referido curso para oferecer um panorama da nossa experiência.  O Programa permite que os alunos participem, desde o primeiro período, de atividades técnicas em empresas  desenvolvedoras, integradoras ou usuárias de controle e automação durante o período de férias letivo. A experiência conta como um estágio de curta duração e oferece 01 crédito na integralização do curso dos alunos participantes.

Bem-vindos à DTI Sistemas

Durante dois dias de intensa programação, os alunos foram recebidos por diferentes profissionais da empresa que compartilharam um pouco do nosso conhecimento. Migração de sistemas legados, desenvolvimento de aplicativos, faturamento eletrônico, desenvolvimento em nuvem, SalesForce, produtos desenvolvidos pela DTI, abordagem ágil, estratégias de marketing e gestão de projetos foram algum dos temas presentes na agenda dos estudantes que ainda puderam desfrutar de momentos de descontração nos almoços e lanches com membros da empresa.

Integrante da iniciativa desde seu lançamento em 2009, a DTI participa do PEC por acreditar que o programa consegue relacionar o conhecimento científico que está sendo adquirido com aplicações reais, além de oferecer uma oportunidade dos alunos do curso conhecerem nosso trabalho, ampliar sua dimensão sobre a engenharia e estabelecer conexões que possam culminar em uma possível oportunidade de estágio.

Quer ver mais conteúdos como esse?

DTI na visão dos alunos

Natália Cristina Pereira – 8° período

“Nesses dois dias deu pra perceber que aqui é um bom local para se trabalhar, todo mundo parece bastante satisfeito, vou mandar meu currículo amanhã (risadas).”
“Nesses dois dias deu pra perceber que aqui é um bom local para se trabalhar, todo mundo parece bastante satisfeito, vou mandar meu currículo amanhã (risadas).”

Estudante do 8° período de Controle e Automação, Natália Cristina Pereira disse ter se surpreendido com a amplitude da área de atuação da DTI. Ela, que já se interessava por mineração e automação, disse que ficou ainda mais empolgada com a área de TI. Outra observação feita pela estudante está relacionada ao fato de encontrar profissionais formados no mesmo curso: “Nas outras empresas não é muito comum encontrar profissionais formados em Controle e Automação, até mesmo porque, o curso é muito novo, a maioria é formada em outras engenharias. Você chegar aqui e encontrar gente que fez o mesmo curso e ainda com os mesmos professores, é muito bom. Recebi conselhos dos profissionais sobre o próprio andamento do nosso curso: perguntei sobre optativas, dicas para direcionar o curso,  falamos sobre a faculdade, é muito bom poder aprender com quem tem mais experiência.”

Lucas Bicalho – 3° período

Lucas, que já esteve em outras visitas pelo PEC, tem interesse na área de TI e conta que ainda não tinha visto nada sobre desenvolvimento de aplicativos. “Foi ótimo conhecer uma área diferente da engenharia, pois durante minha trajetória no curso acompanhei mais a parte de controle e automação e agora estou vendo tecnologia da informação, sendo que essa é uma área na qual posso me aprofundar. A experiência foi ótima, aprendi muito, tivemos muitas informações novas e pra mim se abriu uma nova possibilidade de carreira. Agradeço a empresa pela oportunidade, foi muito proveitoso.”

 

Gabriela Luiza Costa – 5° período

DSCN0506
Gabi  associou nossa gestão de projetos com a sua experiência na faculdade.

Gabriela, interessada em automação residencial, contou que conseguiu perceber semelhanças e diferenças da DTI com outras empresas e ainda associar nossa gestão de projetos com a sua experiência na faculdade. “Faço parte de uma equipe na UFMG que precisa trabalhar com satisfação dos participantes para que eles continuem nela, pois não recebemos salário. Percebi semelhanças pois é nítido o quanto as pessoas trabalham satisfeitas e se sentem bem aqui. Também gostei muito da parte sobre gestão de risco, pois me ajudou a visualizar como decidir como ponderar riscos em um projeto sem prejudicar o andamento dele.”

Lucas Batista Silveira – 5° período

Também estudante do quinto período, Lucas gostou da multiplicidade de áreas da DTI. “Deu pra ter uma visão prática do nosso curso. Eu faço iniciação científica e aqui eu consegui ver as coisas na prática: projetos, linguagem de programação, etc. Também, muitas coisas que eu faço por hobbie, tipo apps pra android, vi que vocês fazem aqui. Foi muito legal, tanto as pessoas, quanto o ambiente. Outra coisa que nos estimula muito é saber que essas pessoas fizeram o mesmo curso, na mesma universidade que a gente.”

 

Laio Alves Passos – 7° período

O estudante, que já conhecia a abordagem ágil, disse que trabalharia na empresa.“Deu pra ter uma boa noção  dos projetos e da ‘casa’, pode ser que seja uma futura oportunidade de estágio. Gostei muito da  palestra de gestão de riscos, pois gosto de gestão e já conhecia metodologia ágil em abordagem  de fábrica. Pra cada área vai ter uma forma de trabalhar a metodologia e que vai ser adaptada  de acordo com o local, foi bom ver isso. O ambiente aqui parece muito tranquilo, sem muita  hierarquia, e eu prefiro assim.”

Você confere as fotos do PEC na DTI Sistemas no nosso Facebook: https://goo.gl/95S01j

Curta a nossa página!

 

Por: Jéssica Saliba

Quer saber mais?

Metodologia Ágil

Confira outros artigos

Veja outros artigos de Metodologia Ágil