O que é um Mapa da Empatia?
O mapa da empatia foi originalmente criado por Dave Gray e vem ganhando popularidade na comunidade ágil.
Essa é uma ferramenta de colaboração em que equipes multidisciplinares obtêm uma visão mais profunda de seus clientes. Um mapa da empatia pode representar um grupo de usuários, como uma segmentação de clientes, ou uma compreensão de uma das partes interessadas no seu ecossistema de negócios, que além, é claro, de seus clientes, pode abranger seus prospects, parceiros, etc.
No que consiste um Mapa da Empatia?
Um Mapa da Empatia consiste em seis seções, que são elas:
Pensa e Sente;
Escuta;
Vê;
Fala e Faz;
Fraquezas;
Ganhos;
Utilizando este modelo, e com a ajuda de post-its, precisamos responder a diversas perguntas baseadas nas personas que foram escolhidas.
Pensa e Sente (conhecer suas expectativas, sonhos emoções):
- O que ele realmente considera importante?
- Quais são suas maiores preocupações?
- Quais são seus maiores medos e aspirações?
Escuta (áreas do seu entorno que influenciam nas suas decisões):
- O que seus amigos, parceiros e chefes dizem?
- Quais são os canais de mídia que ele considera mais importantes?
- O que realmente o influencia e como?
Vê (como é o mundo em que ele vive):
- Quem são seus amigos?
- Como é o seu ambiente de trabalho?
- O que o mercado oferece/oferta para ele?
Fala e Faz (como ele costuma agir):
- Qual é o seu comportamento e atitude em público?
- Quais são seus hobbies?
- Como ele se coloca perante outras pessoas?
Fraquezas (os desafios que enfrenta):
- Quais são seus maiores medos e o que o frustra?
- Que obstáculos ele enfrenta para alcançar seus objetivos?
- Que riscos ele teme assumir?
Ganhos (o que ele precisa para se sentir melhor):
- Quais são seus desejos e necessidades?
- Como ele mede o sucesso?
- O que tem ele feito para ser feliz?
Quando devemos usar um Mapa da Empatia?
Mapas da empatia podem ser utilizados sempre que houver a necessidade de mergulhar no ambiente e contexto do usuário/cliente.
Podem ser úteis para:
– Aprofundar nos segmentos de seus clientes e em seus modelos de negócio;
– Elaborar personas de usuários;
– Captar comportamentos quando entrevistam um cliente;
– Construir o “usuário” em sua user story;
E para concluir…
Tenha sempre em mente que o exercício do Mapa da Empatia tem o intuito de capacitar você a compreender os sentimentos ou reações da outra pessoa que você entrevista, imaginando-se nas mesmas circunstâncias e situações que ela. Empatia é simplesmente se colocar no lugar da outra pessoa, e não é uma característica apenas para o UX Designer da sua empresa, todos devem ter este perfil. As oportunidades para a empresa são enormes, pois a busca pela satisfação do seu cliente ganha foco e torna-se o seu principal objetivo.
Se você se interessou pela abordagem do Mapa da Empatia e gostaria de testá-lo, nós disponibilizamos a base pra que você experimentar essa ferramenta. Sucesso!
Por: Daniel Coscarelli
Revisão: Dandara Chaves
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