Vou formar! E agora? Alunos de Automação Industrial do Coltec fazem visita técnica à DTI

Por dti digital|
Atualizado: Mai 2020 |
Publicado: Ago 2015

A fase de transição do fim da adolescência para o começo da vida adulta não é um período fácil. Ainda mais quando existem grandes decisões, como a escolha da própria carreira, em jogo. Agora imagine parte dessa escolha sendo feita ainda mais cedo, por volta dos 14 anos. É assim a decisão de quem opta por realizar um curso técnico integrado ao ensino médio. Ao final do terceiro ano, quando os alunos têm, em média, 17 anos, é necessário escolher seguir ou não carreira na área (afinal, todos podem mudar de ideia), mas, antes disso, o estudante precisa ao menos cumprir um estágio obrigatório para ter contato com o mercado, aplicar seus conhecimentos na prática e fomentar a escolha da profissão.

Colocar alunos do ensino técnico em contato com empresas que envolvam, de alguma forma, atividades ligadas à automação industrial, instrumentação e integração de sistemas é o principal objetivo do Projeto de Ensino “Visitas Técnicas” promovido pelo curso técnico de Automação Industrial do Coltec – UFMG. Por saber que esse contato com uma organização atuante no mercado pode ser fundamental para os futuros profissionais em formação e servir de motivação para a entrada no mercado de trabalho, a DTI recebeu na última sexta, 07/08, os alunos do terceiro ano do referido curso para uma visita. Os estudantes conheceram a abordagem ágil da DTI para a construção de softwares, alguns de nossos projetos e o ambiente da empresa.

Ao final da visita, a opinião dos estudantes:

Caio Alves do Espírito Santo, 17 anos.
Caio Alves do Espírito Santo, 17 anos.

 “Esse tipo de visita nos traz noção de como é o mercado. A outra empresa que visitamos era  um pouco menor, com cerca de 25 funcionários. Com o tempo a gente foi percebendo que não  dá pra sair do curso técnico achando que vai trabalhar numa empresa enorme, pois as  pequenas e médias estão bastante atuantes no mercado. Deu pra perceber que essa é uma  empresa bastante produtiva, que preza pelo bem estar dos funcionários. É mais importante  desempenhar bem um trabalho do que, necessariamente, cumprir horas, por exemplo.”

Jpeg
Sarah Diniz, 18 anos.

” Foi meu primeiro contato com uma empresa fora da UFMG que trabalha com meu curso. Quando eu cheguei aqui eu pensei: “nossa, que lugar legal!” Fomos muito bem recebidos e ao longo das apresentações a gente foi percebendo o funcionamento da empresa. Isso é bem importante na hora de tomar uma decisão, pois vai chegando a “crise do terceiro ano” e precisamos decidir o que fazer na faculdade, com o que vamos trabalhar.”

Maria Luiza de Andrade, 16 anos.
Maria Luiza de Andrade, 16 anos.

“Achei bem diferente: eu nunca tive contato com empresas do tipo da DTI. O que eu achei interessante é que aqui possui um ambiente no qual você deseja trabalhar. Da mesma forma que o Coltec, por exemplo, você ganha liberdade mas você precisa ter responsabilidade. Então é muito importante você ver isso, pensar nisso no ambiente de trabalho. Essa visita serviu para ganhar uma outra visão, porque você nunca sabe o que te espera no final do seu curso. Eu acabei percebendo um pouco que a área de tecnologia, de maneira geral, não é muito atingida por crises, pois vi empresas que acabaram fechando ou diminuindo seu faturamento e aqui vocês estão em fase de crescimento. Quando você pensa no seu futuro, muito provavelmente se você trabalhar numa empresa assim, adquire estabilidade. Outra coisa que eu achei interessante depois de conhecer alguns produtos e serviços da DTI é que voce pode até se formar em automação, mas você também precisa de empreendedorismo. Aqui tem múltiplas coisas acontecendo num só lugar e você nem imaginaria.” 

Gabriel Jerônimo Tavares, 18 anos.
Gabriel Jerônimo Tavares, 18 anos.

“Achei muito interessante a visita, em um primeiro momento porque eu nunca tinha tido um contato mais íntimo com empresa de software. Também achei muito interessante a questão da metodologia que a empresa utiliza, baseada no modelo da Toyota de eliminação do desperdício e foco na produção. Durante o curso você tem uma visão muito teórica, então na visita a gente consegue ver um pouco na prática como o mercado funciona. A forma como a empresa atua, o clima daqui, é bastante diferente.  O ambiente já te deixa mais disposto a você dar o seu melhor para que a empresa também atinja seus objetivos.”

 

Quer saber mais?

Metodologia Ágil

Confira outros artigos

Veja outros artigos de Metodologia Ágil