Criando uma cultura de design
Estamos vivendo um momento de grande visibilidade para o design: termos como Design Thinking, Design Sprint, UX, CX estão se popularizando e ganhando força dentro de empresas de todo e qualquer setor.
E mesmo que o mercado ainda não tenha tanta clareza sobre o papel do designer (e isso é assunto para um próximo papo!), eu vejo que estamos avançando rapidamente rumo a uma cultura de design, onde todos os stakeholders compartilham um mindset comum, focado no usuário/cliente (e por que não no ser humano?) e na sua experiência.
Sumário
Mas as coisas nem sempre foram assim…
Quando a dti digital crafters surgiu, 8 anos atrás, ela era primordialmente uma empresa de desenvolvimento de softwares customizados. Havia entretanto uma diferença chave entre ela e os demais players do mercado: desde sua fundação o seu DNA é ágil.
Tanto na cultura como na metodologia de desenvolvimento, os fundadores acreditam em uma fórmula de geração de valor em ciclos curtos, de forma incremental.Errando e aprendendo rápido.
Buscando novos recursos para guiar os clientes através da transformação digital, em um determinado momento a dti percebeu no design o diferencial que faltava.
A diferença era evidente
Quando havia o envolvimento de um designer no projeto, o resultado era muito mais aderente às necessidades dos usuários e a resistência na utilização do produto era minimizada. E então foi aí que o setor de design da dti surgiu.
Como é natural no surgimento de um novo setor ou processo, enfrentamos (e estamos enfrentando!) diversos desafios. Fazendo uma análise em retrospectiva desde o início do setor lá em 2015, fica muito claro que nós passamos por vários estágios de maturidade.
Inicialmente a principal atribuição dos designers era essencialmente operacional. Nós planejávamos e desenhávamos o fluxo de navegação e as interfaces gráficas dos sistemas, de acordo com as especificações do cliente. O resultado do nosso trabalho era então passado para o time de desenvolvimento que dava vida às nossas criações.
Entretanto, não demorou muito para percebermos que o design tinha muito mais potencial e poderia fazer a diferença lá no início do projeto. Nós passamos a atuar como facilitadores na concepção de novas soluções e produtos, em direta colaboração com o cliente e os usuários, transformando necessidades reais em funcionalidades do sistema!
Foi aqui que começamos a utilizar amplamente a metodologia do Design Sprint e outras ferramentas de Design Thinking como recursos fundamentais no nosso processo.
Hoje em dia estamos em um novo momento, que para mim, é fantástico.
O design mindset passou a não ser uma exclusividade de uma área e começou a se espalhar para toda a empresa
Sócios, gerentes de projeto, desenvolvedores, todos compartilham do mesmo objetivo de criar experiências inovadoras e relevantes, com foco total no usuário.
Com o crescimento do setor nós nos deparamos com novos desafios, como a estruturação dos papéis dentro da equipe e a criação de um DesignOPs. Mas o fato é que já aprendemos bastante até aqui.
Medium dti design
Nesse contexto, surgiu a ideia de criarmos um canal da equipe de design da dti, para compartilharmos com a comunidade as nossas experiências, onde erramos e onde acertamos. Nosso blog exclusivo no Medium!
Iremos escrever tanto sobre nossos processos internos quanto sobre o que vivenciamos em cada projeto, lá e aqui no blog da dti. Esperamos ajudar de alguma forma outros times que estão surgindo e fomentar a discussão sobre o papel e a valorização do design!
Meu nome é Yasmim Fonseca e eu sou Design Lead na dti digital crafters.
Nós ajudamos empresas de diversos setores a criarem produtos e experiências inovadoras para os seus clientes, utilizando o poder do design thinking + metodologias ágeis.
User Experience
Confira outros artigos
Desenvolvimento Android x iOS: 10 recomendações para o desenvolvimento produtivo
Entre agosto de 2022 e junho de 2023, o mercado de aplicativos móveis experimentou um crescimento notável, projetando um aumento anual de 13,4% até 2030, alcançando um mercado estimado em US$ 187,58 bilhões. E, certamente, a tendência é que essa expansão continue exponencialmente nos próximos anos. Portanto, agora é a hora de explorar as oportunidades […]
User Experience
Desk Research (Pesquisa Desk): como utilizar no processo de Design Thinking
Uma das etapas mais importantes para garantir o sucesso de um produto ou de uma interface dentro do Product Design, é a de Desk Research. Nesse artigo, vamos falar sobre o que é Desk Research (ou Pesquisa Desk) quais são os tipos de desk research existentes e muito mais. Confira: Sumário1 Product Discovery: o processo […]
User Experience
Atuação do Design e Produto na construção do Produto Certo
O que é um produto certo? Produtos Digitais que concilie a necessidade de quem irá utilizá-lo com o que é mais estratégico para uma empresa, gerando valor e um retorno concreto que justifique o investimento no produto. Na dti, construímos os Produtos Certos por assegurar que os princípios de Design e de Produto estão presentes […]
User Experience