Dual Track Agile: trilhas de discovery e delivery
O ágil mudou como o design atua. Existem vários diagramas e workflows abordando principalmente a ideia de duas trilhas onde design e ágil trabalham juntos, sendo o dual track agile a trilha de discovery e trilha de delivery.
A existência das trilhas do discovery e delivery contribuem para uma maior visibilidade, planejamento e organização do processo de design no contexto ágil. Porém, ainda existe muita experimentação tanto na visão geral quanto por necessidades de times específicos e pode ser desafiador realizar os processos de design e ágil funcionarem dentro da organização do seu time.
Sumário
O papel de cada trilha no Dual Track Agile
É importante lembrar que Discovery e Delivery são trilhas e não funções. Dessa forma, as pessoas designers não são as únicas responsáveis pela trilha de Discovery e as pessoas desenvolvedoras não são as únicas responsáveis pelo Delivery. As diferentes funções devem trabalhar juntas para descobrir e entregar a solução.
Trilha de Discovery
Nessa trilha, o importante são os aprendizados e validações. Entender sobre os problemas que estamos resolvendo, aprender e avaliar o caminho, questionar e responder perguntas, testar ideias e mitigar risco, priorizando itens essenciais.
A trilha de Discovery deve gerar embasamento necessário para que a ideia avance para a próxima etapa.
Logo, é preciso ter um objetivo muito claro do porquê realizar um tipo de discovery, de quais são as informações deseja-se obter. Sugerimos que considere:
- Esforço: o que precisa realizar exige muito esforço e por isso precisamos de um tipo de discovery para ter muita certeza?
- Risco: existem riscos relevantes? Ou é seguro experimentar sem Discovery?
- Evidência: existe algum embasamento, mesmo que empírico para avançarmos para a próxima etapa?
Reforçando, a ideia é que essa trilha não seja exclusiva para designers e outras áreas de produto, mas que possa contar com checkpoints ou outra forma de aproximar a equipe de desenvolvimento do problema que eles estão resolvendo e antecipar riscos e possíveis limitações técnicas.
Trilha de Delivery
O objetivo dessa trilha é a execução.
Para a equipe de Design, a responsabilidade inclui a definição de como a solução será desenvolvida e o acompanhamento com o time de desenvolvimento para garantir a qualidade das entregas.
Organizando as trilhas Discovery e Delivery no Dual Track Agile
Sugerimos destinar os primeiros dias da sprint para:
- construir a interface ou o protótipo de acordo com a prioridade definida em conjunto com o time para que o ciclo com o desenvolvimento possa estar sempre em movimento,
- acompanhar o desenvolvimento das histórias, tirando dúvidas do desenvolvimento e fazer ajustes nas interfaces;
- repassar a história com DL e uma pessoa desenvolvedora;
- testar e validar a interface e experiência.
Para os outros dias da sprint, poderia começar a pesquisar o que será desenvolvido na sprint seguinte e/ou explorar aprendizados:
- entrar em contato com PO para entender o que provavelmente será priorizado;
- entrar em contato com usuários do produto para esclarecer possíveis dúvidas sobre uma funcionalidade ou processo.
Caminhos simultâneos
Para organizar a casa e não se perder com a simultaneidade das duas trilhas ao longo das sprints, é importante que a gestão das tarefas seja clara e que mantenha a documentação como um item entregável. Dessa forma, além de estruturar as etapas para o time, facilita a dar maior visibilidade e gerar valor para as tarefas de design junto ao cliente.
Descartar ideias é normal
Cada ciclo leva a uma decisão sobre a ideia, seja construir, descartar, continuar aprendendo. Tudo isso faz parte do processo.
Controle os ciclos de descoberta
Para evitar que os ciclos fiquem longos demais, busque organizar as tarefas, as dinâmicas e os objetivos de cada etapa.
Dicas para começar a implementar o Dual Track Agile
Cenário sem Backlog definido
- comece reunindo todas as ideias que flutuam ao redor do produto e crie um acúmulo de ideias.
Cenário com Backlog existente, avalie junto com a pessoa PO
- quais são os riscos de usabilidade que as estórias apresentam?
- quais são os riscos de negócio/valor que as estórias apresentam?
Depois disso
- envolva uma pessoa líder tecnicamente (DL) na avaliação das histórias antes que elas cheguem à frente da equipe de desenvolvimento;
- em seguida, comece a criar protótipos para os casos mais óbvios;
- uma vez que a equipe esteja acostumada com a ideia e o processo, encontre maneiras de fazer um protótipo para cada incremento significativo de valor.