Inteligência Artificial para negócios: como implementar e quais suas vantagens?

Por dti digital|
Atualizado: Mar 2024 |
Publicado: Out 2023

Se você deseja ter equipes mais produtivas, oferecer um atendimento diferenciado para o cliente e aumentar as chances de vendas, investir em Inteligência Artificial é uma ótima estratégia. Por meio do uso dessa tecnologia, é possível economizar tempo com tarefas repetitivas, analisar grande volume de dados em segundos e fazer as recomendações certas aos consumidores. 

Não importa o tamanho do seu negócio, a IA (abreviação para Inteligência Artificial) pode ser implantada tanto em pequenos quanto grandes empreendimentos, aos poucos ou de forma integral. Contudo, por se tratar de uma novidade no mercado empresarial, ainda há muitas dúvidas sobre essa ferramenta.  

Sendo assim, neste texto, você encontrará as principais informações sobre como trabalhar com IA no seu negócio. Além disso, descobrirá de que maneira os setores de mais destaque na economia a utilizam. Aproveite a leitura! 

  

Sobre a Inteligência Artificial 

Do que realmente se trata a Inteligência Artificial? Quais benefícios ela oferece para empresas? É uma tarefa difícil aplicá-la no seu negócio? Confira as respostas e outras informações importantes sobre como usar inteligência artificial abaixo: 

  

O que é uma IA? 

De uma forma simplificada, o conceito de Inteligência Artificial consiste no processo de simular aspectos da inteligência humana em uma máquina. Por meio de código, um dispositivo realiza ações como automatização de tarefas repetitivas, estuda grande volume de dados, transmite informação em linguagem de fácil compreensão, identifica rostos em imagens, etc. 

No mundo dos negócios, a IA se tornou uma brilhante ferramenta nas vendas e desenvolvimento de produtos. Essa tecnologia permite, por exemplo, que uma empresa avalie os interesses dos clientes em poucos instantes e recomende os produtos mais assertivos. Além disso, ela ainda serve para realizar análise financeira, ajudar na tomada de decisões e muito mais. 

  

Como e quando a Inteligência Artificial surgiu? 

Embora a IA tenha ganhado mais destaque recentemente, seu desenvolvimento iniciou em 1956. Durante uma conferência na universidade Dartmouth, o cientista da computação John McCarthy mencionou o termo “inteligência artificial” ao discursar sobre o projeto organizado por ele, Marvin Minsky, Nathaniel Rochester e Claude Shannon. 

Desde esse momento, surgiu a ideia de que é possível simular diferentes faculdades humanas, inclusive descobertas científicas e artísticas utilizando máquinas. As pesquisas continuam, mas algumas das conquistas importantes são os chatbots, o aprendizado automático e a compreensão semântica. 

 

Como funciona uma IA? 

Uma IA opera por meio de softwares que utilizam amplos bancos de dados, códigos e modelos matemáticos complexos. Desse modo, para implantá-la no seu negócio, é necessário optar por uma dessas interfaces e personalizá-la conforme seu objetivo.  

Por exemplo, você pode ter a meta de oferecer atendimento mais rápido a clientes que buscam tirar dúvidas comuns. Assim sendo, será preciso escolher uma ferramenta que disponha de assistente virtual para empresas. Posteriormente, basta configurar respostas sobre os assuntos frequentes que as pessoas costumam perguntar. Assim, a Inteligência Artificial fornecerá um contato mais rápido todos os dias durante 24 horas, economizando recursos e reduzindo a carga de trabalho dos funcionários. 

  

Qual a vantagem de trabalhar com Inteligência Artificial? 

Com ajuda da Inteligência Artificial, é possível realizar diversas tarefas no seu negócio com muito mais rapidez. Há como montar a triagem de e-mails, categorizar documentos e classificar produtos. Outras possibilidades são a análise de vários comentários de clientes em redes sociais, criação de resumos automáticos, traduções imediatas e correção gramatical. 

Além de textos, existem ferramentas capazes de lidar com imagens e vídeos que servem para, por exemplo, monitorar objetos, rostos e placas de carro para melhorar a segurança. Um sistema com IA ainda pode recomendar produtos do interesse dos consumidores, fazer pesquisa de mercado, planejar rotas de transporte, melhorar a aplicação de recursos e mais.  

  

O uso de Inteligência Artificial apresenta algum risco? 

Como acontece com qualquer recurso que envolva dados sensíveis, o uso de ferramentas com IA exige que você tome algumas precauções por segurança. Portanto, antes de usar esse tipo de tecnologia avalie o risco de ocorrer interrupções em algum procedimento, vazamento de dados, ataque cibernético e outras ameaças. 

Por conseguinte, treine tanto os modelos de Inteligência Artificial quanto os funcionários com o intuito de prevenir esses problemas. Acima de tudo, estabeleça diretrizes éticas e transparentes para uso desse recurso no seu negócio. Também faça monitoramento, testes e auditorias com frequência a fim de garantir a integridade e aprimoramento de todo sistema. 

  

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Inteligência artificial limitada 

Também chamada de “IA estreita” ou “IA fraca”, essa categoria se refere a máquinas projetadas para executar tarefas específicas. Elas conseguem processar grandes volumes de dados e executar cálculos extremamente complexos. No entanto, não possuem a capacidade de realizar diversas atividades de forma independente. 

Alguns exemplos desse tipo são os sistemas de reconhecimento de fala, chatbots, atendimento ao cliente, carros autônomos que executam funções complicadas, mas sem outras compreensões. Trata-se do tipo de tecnologia utilizada na área de negócios hoje em dia. Está presente no segmento de marketing, finanças, saúde, comércio, segurança e outros. 

  

Inteligência artificial geral 

Também conhecida como “IA forte”, a inteligência artificial geral (IAG) seria um tipo de interface capaz de aprender e compreender tarefas como um ser humano. Ela conseguiria executar várias atividades, entre elas, solucionar problemas, raciocinar, tomar decisões, analisar contextos complexos e até mesmo ser criativa em algumas situações. 

Atualmente, essa forma de IA pode ser vista em filmes de ficção científica como Matrix, Eu Robô e AI – Inteligência Artificial, pois não existe nada de concreto. Há diversos negócios investindo em pesquisas nesse sentido, porém trata-se de uma conquista a longo prazo que deve levar décadas para ser alcançada. 

  

Superinteligência 

O termo superinteligência artificial designa uma IA que ainda não foi desenvolvida, mas cuja possibilidade a criação gera muita apreensão em seres humanos. Se for inventada, essa tecnologia será capaz de, supostamente, superar a capacidade intelectual das pessoas em todas as áreas. Trata-se de um conceito especulativo criado pelo filósofo sueco Nick Bostrom. 

De acordo com a teoria da “explosão da artificial”, uma máquina que consiga melhorar seu aprendizado constantemente alcançaria em pouco tempo a “superinteligência”. Nesse estágio, haveria o risco dela se tornar incontrolável e oferecer perigo à humanidade. De qualquer modo, são apenas hipóteses e sem nenhuma evidência. 

  

Quais setores do mercado mais utilizam a IA?  

Atualmente, a Inteligência Artificial auxilia as empresas em diferentes setores e trazem inúmeras vantagens. Diante disso, veja a seguir em quais campos essa tecnologia é usada e como ela pode beneficiar seu negócio: 

  

Saúde 

Algumas ferramentas de IA ajudam médicos a realizar diagnósticos por meio de análise de imagens de exames, como radiografia, tomografias e ressonâncias magnéticas. Por meio da avaliação de um grande conjunto de dados de pacientes, a Inteligência Artificial ainda auxilia na prevenção de doenças e a definir qual a forma de tratamento mais adequada. 

Profissionais de saúde conseguem monitorar pessoas enfermas à distância e cirurgiões têm acesso a mapas 3D de órgãos internos, graças a essa tecnologia. Além disso, chatbots facilitam o agendamento de consultas e o esclarecimento de dúvidas, por exemplo. 

  

Indústria 

Nas indústrias de base, a IA costuma ser utilizada para prever falhas em máquinas e equipamentos, melhorar processos de produção e controle de qualidade. Ela ainda serve para aperfeiçoar o transporte, agendamento de entregas e previsão de demanda. Com o uso dessa tecnologia, robôs podem executar tarefas mais simples, como montagem, soldagem e embalagem. 

A Inteligência Artificial também torna mais fácil o desenvolvimento de design e criação de produtos, com economia de tempo e recursos. Ela ainda reduz as chances de falhas e a necessidade de colocar trabalhadores em situações de risco. Combinada com sensores, a IA permite o monitoramento da qualidade do ar dos ambientes, da água e identifica eventuais perigos. 

  

Agronegócio 

No ramo de agronegócio, ferramentas de IA auxilia no aumento da eficiência dos procedimentos, produtividade e deixa a agricultura cada vez mais sustentável. Algumas funções delas nesse setor consistem em fazer a coleta e análise de dados de sensores, imagens de satélites e drones para saber quando há a necessidade de irrigar solo e usar fertilizantes, por exemplo. 

Esses sistemas ainda identificam deficiências nutricionais nas plantas e realizam recomendações para maximizar a produção, diminuir desperdícios e melhorar a qualidade de produtos. A colheita acontece com tratores e colheitadeiras sem intervenção humana, assim como alguns cuidados com o gado. 

  

Recursos Humanos 

Para realizar contratações mais assertivas e agilizar o processo de seleção de funcionários, várias organizações estão fazendo uso de IA. Por isso, encontrar o candidato ideal no meio de uma imensa quantidade de currículo se tornou uma tarefa mais simples. Entrevista com assistente virtual também tem sido uma opção útil em casos em que é necessário fazer triagem. 

A avaliação de futuros colaboradores com essa tecnologia permite identificar padrões de comportamento e saber quem possui o perfil mais adequado para determinada vaga. Ela ainda auxilia na pesquisa de satisfação dos funcionários e permite personalizar treinamentos conforme a necessidade de cada pessoa. 

  

Financeiro 

Na área das finanças, a Inteligência Artificial se destaca por detectar instantaneamente sinais de possíveis fraudes em transações que ocorrem no mundo inteiro. Ela se tornou essencial em negócios que trabalham com risco de inadimplência, pois ela busca histórico de pagamentos, dados regionais e até mesmo informações em redes sociais. 

Essa capacidade também é valiosa para empresas encontrarem boas opções de investimentos e se antecipar a tendências econômicas. O atendimento por chatbot e assistente virtual, assim como a automatização de atividades repetitivas em computadores ou notebooks, consistem em mais benefícios para essa área. 

  

Varejo 

Em e-commerce’s, a IA pode fazer o exame do histórico de compras e o comportamento do consumidor para indicar os produtos interessantes. A previsão de demanda por determinadas mercadorias, por outro lado, permite que as empresas façam melhor controle de estoque e saibam ajustar o preço da maneira ideal. 

Além disso, o uso de chatbots melhora a experiência do cliente e, por consequência, aumenta as chances de vendas. Outra utilidade dessa tecnologia no varejo é a possibilidade de desenvolver publicidade segmentada e avaliar as redes sociais para conhecer melhor o público-alvo. 

  

Não perca tempo: use a IA em seu negócio! 

O uso da Inteligência Artificial nas empresas se tornou uma necessidade para que o negócio se mantenha num mercado tão competitivo. Lembre-se: ela pode aumentar a produtividade da sua equipe, economizar tempo e recursos, auxiliar na tomada de decisão, entre outros benefícios. 

Em resumo, aplicar a IA em seus processos não somente traz várias vantagens para seu negócio, como também para seu cliente. Sendo assim, não perca tempo e aproveite a oportunidade de melhorar sua operação e produtos com Inteligência Artificial

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