Jogos online e o mercado de trabalho: qual a relação?
Os primeiros jogos estão datados na humanidade desde o início da civilização. Além de serem usados como forma de entretenimento, diversos jogos online auxiliam no aprendizado de pessoas de qualquer idade.
Os jogos online desenvolvem organização de ações para que se conquistem objetivos e se elaborem estratégias para o cumprimento de tarefas em menor tempo possível, onde o gerenciamento do tempo como um todo pode ser fator determinante para o rendimento profissional (OLHAR DIGITAL, 2014).
Com o surgimento de novas tecnologias, também surgiram os jogos eletrônicos, que ganham cada vez mais destaque no mercado. Pesquisas mostram que no Brasil cerca de 70% da população joga algum jogo eletrônico. Devido a essa alta demanda, os jogos eletrônicos possuem alta relevância na geração de empregos, renda e inovações tecnológicas.
Jogos e o mercado
O mercado de games no Brasil deve crescer em torno de 5,3% até 2022, conforme resultado apresentado pela 19ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, da PwC (EXAME, 2019). No entanto, o mercado de jogos não é limitado somente a produção de jogos, ele engloba vários setores que estão interligados e trabalham em conjunto para levar ao usuário final a melhor experiência possível. Sendo alguns desses setores:
- Financeiro e Publicador: são as empresas que tomam conta da parte do licenciamento, publicação e financiamento um jogo, onde quem produz o jogo são empresas de desenvolvimento;
- Produção e Talento: fazem parte desse setor os artistas, designers, programadores, roteiristas e todos os profissionais necessários para desenvolver o jogo de fato;
- Produção e Ferramental: são as empresas que fornecem os equipamentos e ferramentas necessárias para a produção dos jogos, como softwares de edição, por exemplo;
- Distribuição: são empresas de distribuição de jogos, tanto online quanto físico, como exemplo temos a Steam, Epic Games e lojas físicas locais;
- Hardware: nesse setor estão as empresas responsáveis pelos componentes físicos (consoles, placas de vídeo, etc), de streaming de jogos e qualquer componente de infraestrutura em geral;
- Usuário final: é quem utilizará os jogos de fato.
Profissionais de games
A criação de novos jogos demanda uso de atividades criativas e técnicas, que são responsáveis pelo surgimento de novos produtos e serviços que contribuem com o crescimento do setor de entretenimento na economia. Essas atividades técnicas demandam profissionais habilitados na área de jogos para executá-las. Desta forma, os profissionais do mercado de jogos digitais são:
- Game designer: responsável pelo desenvolvimento de regras, elementos, personagens e ambientação do jogo;
- Artista gráfico: responsável pela criação da identidade visual do jogo;
- Sound designer: profissional que cria a trilha sonora, para a imersão do jogador no “mundo” idealizado;
- Roteirista: responsável por criar a história do jogo;
- Programador: responsável pela criação de códigos que colocam em prática os elementos elaborados pelos outros profissionais;
- Testador de jogos: profissional responsável por testar os jogos online e garantir a jogabilidade, cercando todos os bugs.
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Texto por: Karine Rodrigues e Natalia Lara
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