Jornada de transformação digital: questionamentos e soluções para caminhos eficientes

Por Marcelo Szuster|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Jun 2023

A busca por resultados rápidos e tangíveis, a necessidade do aumento da produtividade, o controle afinco dos orçamentos e corrida pela eficiência nas organizações é pauta certa nas reuniões diárias, semanais e mensais. A velocidade de mudanças e adaptações nas organizações é reflexo de um cenário desafiador e de muitas disrupções.   

Nesse cenário, tem sido essencial acelerar a adoção de produtos e soluções digitais. Para os executivos de negócio, que desempenham um papel crucial nesse processo, é fundamental a compreensão dos desafios globais e dos mercados de atuação, para que busquem soluções eficazes na construção dessa jornada de transformação digital, de forma eficiente.   

Para quem não me conhece, sou o Marcelo Szuster, CEO da dti e Host do podcast Os agilistas e, neste artigo, trago minhas reflexões sobre os desafios da construção de produtos e soluções digitais, o papel do agilismo nesse novo cenário e algumas estratégias para alcançar a eficiência digital.

Desafios e questionamentos na era digital: da transformação a eficiência 

A pandemia acelerou o movimento de transformação digital, impulsionado pela abordagem ágil, que se tornou cada vez mais necessária e inevitável. Porém, é importante destacar que, assim como em qualquer tendência do mercado, houve certa euforia e exagero.  

A medida de sucesso dessa transformação passou a ser a rápida alocação de pessoas e equipes em múltiplas frentes, em um movimento de aceleração de adoção e adequação á nova dinâmica de mercado. No entanto, as necessidades se multiplicaram, tornando o cenário ainda mais complexo. A concorrência aumentou à medida que mais empresas entraram no jogo, e o foco no cliente final se tornou ainda mais crucial.  

 Mais recentemente, o mundo se deparou com uma recessão econômica e a falta de liquidez. 

Diante da necessidade de se fazer mais com menos, surgiram questionamentos inevitáveis sobre produtividade e sobre a adequação da abordagem ágil em um contexto de maior pressão para geração de valor. Seria o agilismo apenas mais uma modinha gerencial passageira?

Na dti, temos a convicção de que o agilismo não é uma moda gerencial, mas sim o reconhecimento de que, em um ambiente incerto e complexo, a adaptação é a única solução viável. Quanto mais complexo o ambiente se torna, mais crucial se torna a capacidade de adaptação. Portanto, acredito mais do que nunca, que investir no agilismo é uma aposta que deve ser dobrada. 

No entanto, em um ambiente com recursos escassos, não há mais espaço para erros. O digital é uma realidade que precisa ser acelerada. Para isso, as empresas precisam ter total clareza do caminho a seguir. Essa clareza não diz respeito apenas às soluções, que são evolutivas, mas sim à maneira como lidarão com as incertezas, os problemas e as necessidades de mudanças estruturais. Esse caminho deve ser percorrido rapidamente, com eficiência. Estamos vivendo na era da eficiência digital. 

Quer ver mais conteúdos como esse?

Metodologia e operações consistentes devem ser prioridade no plano de transformação digital

Temos, na dti, uma metodologia que guia nossos clientes ao longo desse caminho. Nossos pontos de partida são o alinhamento estratégico e a execução impecável. 

  • O alinhamento estratégico tem conexão direta com o mercado, para garantir que o digital estará a serviço do negócio, assegurando que os diversos times tenham propósitos claros e atuem em prol de obter resultados. 
  • A execução impecável atua para minimizar desperdícios e preparar o cenário para as mudanças futuras, que são inevitáveis. As disciplinas de design, gestão de produto e engenharia de software são instanciadas em uma operação ágil com foco em geração de valor e aprendizado contínuo. 

O alinhamento estratégico e a execução impecável criam as condições para que as principais lições sejam aprendidas e para que o nível executivo seja efetivamente capaz de acelerar o processo e remover os obstáculos. Cria as condições para que a empresa de fato adquira as capacidades necessárias para prosperar.  

A empresa que une o alinhamento estratégico com a execução impecável – e que usa as lições aprendidas a partir dessa união para realizar as mudanças estruturais necessárias – se torna uma empresa digitalmente eficiente. Uma empresa pronta para prosperar na era digital.  

O advento de novas tecnologias e a eficiência

Quero também deixar uma provocação sobre o advento de novas tecnologias, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, incluindo ferramentas como o Chat GPT. Essas tecnologias têm o potencial de impulsionar a eficiência digital e melhorar a experiência do cliente. No entanto, é importante ressaltar que sua implementação deve ser feita de forma estratégica, evitando cair em modismos ou adotar soluções apenas por serem consideradas “tendências” para não incorrermos no mesmo frenesi causado pela aceleração da transformação digital, citado no início da conversa.  

Por outro lado, estar atenta às novas tecnologias e suas aplicações relevantes, pode efetivamente gerar vantagens competitivas significativas. Por isso, é fundamental que as empresas realizem uma análise criteriosa das necessidades e oportunidades específicas de seus negócios, compreendendo como essas tecnologias podem agregar valor aos produtos e soluções digitais, bem como considerar os impactos em termos de recursos, infraestrutura e habilidades necessárias. Começar pequeno é sempre um bom caminho para evitar desperdícios e garantir que a implementação seja efetiva.  

 
O caminho para a transformação em busca da eficiência 

Por fim, não há bala de prata. A construção de produtos e soluções digitais eficientes apresenta desafios significativos, especialmente em um cenário de transformação digital acelerada.

Ao unir o alinhamento estratégico com a execução impecável, e ao utilizar as lições aprendidas ao longo desse processo para promover as mudanças estruturais necessárias, as empresas podem se tornar verdadeiramente eficientes na era digital. A busca pela eficiência digital não apenas impulsionará os resultados comerciais, mas também permitirá que as empresas prosperem em um ambiente cada vez mais competitivo e em constante evolução. 

Pronto para dar próximo passo para uma jornada de transformação e eficiência no ambiente digital?  Clique aqui e converse com um de nossos especialistas. 

Quer saber mais?