Mecanismos de Acompanhamento no Desenvolvimento de Software

Por dti digital|
Atualizado: Ago 2024 |
Publicado: Jul 2024

O uso de mecanismos de acompanhamento é imprescindível no mundo do desenvolvimento de software e pode potencializar a eficiência digital. O acompanhamento efetivo das operações é fundamental para garantir a entrega de soluções digitais de sucesso. Na nossa empresa, utilizamos uma metodologia única, o dti evolve, que incorpora inteligência artificial (IA) para acelerar nosso processo de criação. Dentro do dti Evolve contamos com mecanismos de acompanhamento que ajudam toda a empresa a garantir que os nossos times estão no rumo certo e, aqui nesse artigo, iremos detalhar como eles contribuem para a eficiência digital no dia a dia. 

O Learning Loop: Ciclos de Melhoria Contínua 

Um componente chave da nossa metodologia é o processo de Learning Loop – ciclos de melhoria contínua que permitem atingir operações digitais impecáveis. Este processo possui quatro etapas principais: seleção de indicadores, criação de gestão à vista, planos de ação e análise crítica.
Gráfico mecanismos de acompanhamento dti

Seleção de Indicadores: Conhecendo Bem o Desafio de Cada Time 

A primeira etapa do Learning Loop envolve a identificação das métricas mais adequadas para o contexto específico de cada cliente. Estes indicadores são selecionados considerando a expectativa do cliente, a busca por melhoria contínua e nosso objetivo de fazer o produto certo, do jeito certo. 

Os indicadores são classificados em três dimensões: 

  • Indicadores de Processo:

Esses indicadores nos ajudam a monitorar se o time está seguindo o processo adequado ao seu contexto de atuação e às melhores práticas estabelecidas pelo dti evolve. Os indicadores de processo são divididos em duas vertentes, o Produto Certo, com foco nas disciplinas de Produto e Design e o Certo Produto, com foco em Engenharia e Operação.

Para cada uma das vertentes, utilizamos um modelo evolutivo que classifica os times em diferentes níveis de evolução de acordo com o seu desafio e sofisticação do processo que segue. Esta classificação, chamada de arquétipo, nos permite selecionar métricas mais adequadas para serem acompanhadas por cada time em cada uma das vertentes mencionadas.

Por exemplo, no nível Estratégico do Produto Certo, alguns dos indicadores podem incluir gestão da visão do produto, roadmap estratégico, retroalimentação da estratégia do produto, entre outros. Já no nível Delivery Impecável do Certo Produto, avaliamos a utilização de Padrões de Projetos, DoD e DoR e etc.

Indicadores de produto - produtos digitaisIndicadores de certo o produto - produtos digitais

  • Indicadores de Produtividade:

Estes indicadores acompanham aspectos operacionais do time, como velocidade e sprints em estoque. De fato, eles nos permitem monitorar a produtividade do time e identificar áreas que podem ser otimizadas.

Além disso, com a evolução da nossa metodologia através do dti evolve, passamos a medir ganhos efetivos de produtividade com aceleradores de IA dentro dos nossos indicadores. Escolhidas para contextos específicos de cada time e acordadas com seus clientes, conseguimos experimentar diferentes ferramentas em diferentes etapas do processo. Consequentemente, acompanhamos ganhos efetivos refletidos em melhora de velocidade de upstream e downstream.

  • Indicadores de Valor:

Esses indicadores monitoram se o produto entregue está gerando o retorno esperado em relação ao investimento feito. Eles podem incluir métricas financeiras, indicadores de uso do produto e indicadores de satisfação do cliente. Aqui é onde um dos principais sinais de que o que está sendo feito realmente gera impacto positivo para o cliente.

Criação de Gestão à Vista: Transparência no Monitoramento dos Indicadores 

A transparência é fundamental para garantir que todos os membros do time estejam na mesma página e entendam claramente o progresso do projeto. Para isso, utilizamos ferramentas de registro e acompanhamento que permitem criar uma gestão à vista dos indicadores de cada time. 

Nessa etapa os times criam a Gestão a Vista do time levando em consideração os indicadores que foram selecionados na etapa anterior e, com base neles, passam a acompanhar e dar visibilidade clara da evolução contínua das métricas do time, dos riscos potenciais e dos planos de ação. Isso permite que possamos prever riscos, criar comprometimento do time com os indicadores e planos de ação, e tomar decisões informadas sobre o projeto. 

Como fazer o produto digital certo - metodologia dti

Gráfico de indicadores 1 - mecanismo de acompanhamento
Gráfico de indicadores 2 - mecanismo de acompanhamento
Gráfico de indicadores 3 - mecanismo de acompanhamento

Planos de Ação: Planejando Ações Efetivas 

Na terceira etapa do Learning Loop, o time avalia sua evolução e define planos de ação que irão refletir no forecast de melhoria. Esses planos de ação são projetados para abordar áreas específicas que precisam ser melhoradas e, consequentemente, são monitorados de perto pelas lideranças da empresa.

Além disso, nesta etapa, também buscamos aprender com experiências passadas e aplicar esses aprendizados para melhorar nossos processos futuros. Nesse sentido, as lideranças da empresa desempenham um papel crucial aqui, fornecendo orientação e conselhos com base em sucessos e aprendizados históricos.

No dia a dia, os times estabelecem uma cadência para revisitar os planos de ação e discutem possíveis impedimentos que podem interferir na sua conclusão. Esse é o momento ideal para atualizar a evolução das métricas e planejar um novo forecast. Além disso, nosso método incentiva a discussão e sabatina dos planos de ação com pessoas de outros contextos para trazer uma visão externa e contribuir com outras experiências.

Análise Crítica: Fechando o Loop 

A última etapa do nosso processo de Learning Loop é a análise crítica. Aqui, refletimos sobre o progresso da eficiência do time, recalibramos os objetivos, analisamos o avanço dos indicadores, discutimos riscos e impedimentos e, por fim, priorizamos ações estruturantes. 

Essa análise crítica nos permite identificar áreas de melhoria, ajustar nossos planos de ação conforme necessário e garantir que estamos no caminho certo para atingir nossos objetivos. É um momento crucial para aprender com nossas experiências, celebrar nossos sucessos e planejar nosso próximo ciclo de melhoria contínua. 

A partir de reflexões feitas nas análises críticas, geramos um relatório de eficiência digital que garante total transparência e alinhamento quanto às ações prioritárias, histórico de evolução dos times e projeções de melhorias de médio prazo. Além disso, reuniões periódicas com a liderança executiva dos nossos clientes nos permitem discutir o avanço dos indicadores e, consequentemente, priorizar ações estruturantes.

Eficiência Operacional

 

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Conclusão: Potencializando a Inovação no Desenvolvimento de Software 

Nossos mecanismos de acompanhamento, alinhados à nossa metodologia, são fundamentais para identificar e atuar rapidamente nos pontos que mais afetam os objetivos de negócio. Eles proporcionam aos nossos clientes e parceiros a segurança de que estamos gerando valor acima de tudo, de forma contínua e eficiente. 

Os mecanismos de acompanhamento permitem uma visão clara do progresso do produto, facilitando a identificação de áreas de melhoria e a tomada de decisões informadas. Além disso, eles promovem a transparência e o comprometimento do time, elementos essenciais para o sucesso de qualquer desafio. 

A inteligência artificial (IA) desempenha um papel de suporte importante nesse contexto, potencializando a produtividade e a eficiência dos nossos times. No entanto, a verdadeira inovação emerge da combinação entre nossos sólidos processos de trabalho e a autonomia para experimentar. 

À medida que avançamos, estamos certos de que a experimentação e o aprendizado contínuo serão cruciais. De fato, nossos mecanismos de acompanhamento trazem a segurança de que estamos no rumo certo. Além disso, equilibrando autonomia para experimentar com processos sólidos e adaptáveis de trabalho, eles ajudarão na nova era de inovação tecnológica.

Escrito por João Pedro Ferreira, Head de Operações na dti digital

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