Transformação digital: a criatividade no contexto tecnológico
Em um mundo de mudanças constantes e tendências ágeis para o mercado de trabalho, o processo de criação ganha cada vez mais destaque e relevância. Ao abordar o “processo de criação”, queremos dizer sobre a criatividade que envolve o todo, e não apenas a entrega. Áreas como marketing, redação e design são pilares para essa discussão sobre criatividade no meio digital, e neste artigo falamos mais sobre a reinvenção dessas áreas.
Sumário
Como ser criativo na comunicação?
O marketing é entendido por muitos como uma manifestação artística, uma vez que o processo de criação das peças seja parte de referências individuais, expressão de emoções e, sobretudo, algo que irá causar impressões no interlocutor. Por isso, é importante entender que essas peças de marketing também devem ser entendidas como um processo de criação de arte como outras.
É importante não negligenciar qualquer etapa de produção, mesmo que ela demande mais tempo. Leonardo Da Vinci, por exemplo, levou cerca de quatro anos para pintar a monalisa: então entenda e respeite o seu tempo. Entender com quem o conteúdo vai falar também é uma tarefa importante. Uma vez que seu interlocutor já tem idade, personalidade e gostos, é mais fácil pensar na peça desde o início.
Pense em números – mesmo que você seja de humanas
Não podemos negar a eficácia da análise de dados para o desempenho de publicações online. Observar o comportamento dos leitores é fundamental para realizar testes e futuras alterações na forma de produzir, distribuir e divulgar o conteúdo. Nessa análise, o SEO (Searching Engine Optimization) ganha destaque, pois o seus relatórios reforçam que quanto mais original e criativo o conteúdo, melhor seu desempenho.
O SEO bem aplicado gera uma expressiva valorização de marca, melhorando sua credibilidade por meio do desempenho do conteúdo digital. Além disso, a expansão do tráfego fomenta vendas e maior interação por parte do interlocutor. Por isso é importante ser encontrado em terras digitais: assim a inovação alcança o público certo de forma assertiva.
Preciso ser criativo para trabalhar com tecnologia?
Falar em tecnologia parece nos levar para apenas uma área e uma visão distante. Esse conceito está cada vez mais próximo da nossa sociedade, e deixa claro que ela abrange inúmeras profissões, cenários e filosofias. Para o agilismo, a tecnologia é constante e nada linear. Trabalhamos para navegar de maneira mais fácil em meio às transformações, e a criatividade está sempre nesse barco com a gente.
Ainda assim, quem trabalha com tecnologia não atua necessariamente em áreas criativas. Um desenvolvedor de softwares, por exemplo, tem outros estímulos que não demandam inovação estética, como é o caso do design. Como citado acima, as áreas da tecnologia não devem ser colocadas em uma caixa, então é preciso entendê-las como um conjunto. A partir do momento em que se entende tecnologia como algo abrangente, se entende que nela há profissões para todos os perfis.
Inovação ou criatividade?
A criatividade consiste em conseguir formular ideias novas e que sejam úteis, seja no trabalho ou em projetos pessoais. A inovação consiste na aplicação dessas ideias de maneira eficiente. No mercado de trabalho, ter pensamentos para solução de problemas é um grande diferencial. Para colocar a inovação em prática, basta usar os atributos da criatividade para o bem da equipe.
Steve Jobs, um dos maiores empresários e inovadores da história da humanidade já entendia a criatividade como um catalisador do bom uso da tecnologia.
“A melhor maneira de criar valor no século 21 é conectar a criatividade à tecnologia” – Steve Jobs
No caso de Jobs, ele usou a criatividade do contexto no qual ele viveu no fim do século XX, e inovou ao aplicá-lo em sua empresa no início dos anos dois mil: criando o primeiro iPhone. Esse caso deixa claro como a inovação sucede bem a criatividade.
Criatividade e Mercado de trabalho
Já falamos sobre a importância que a criatividade tem para ideias inovadoras. No entanto, ela acaba se tornando extremamente importante no mercado de trabalho, e ganha cada dia mais notoriedade. Um profissional capaz de propor soluções inovadoras, pensar fora da caixa e criar conexões, ganha mais atributos e se diferencia de forma positiva.
Essa percepção, por mais que seja visível, nem sempre foi unânime nas empresas. No ano de 2015, por exemplo, a criatividade estampava o rank 10 das habilidades mais importantes no trabalho. Hoje, ela é considerada a terceira mais importante, atrás apenas de comunicação e liderança. Já sabemos que vale a pena investir na criatividade, né? Aqui na dti, a criatividade é um dos quatro pilares da nossa incrível rede.
Um ambiente com diversidade e autonomia estimula a criatividade entre todos os colaboradores, por isso é importante apostar em um convívio saudável e plural. Inovação será sempre a melhor forma de responder a esses estímulos proporcionados pelo universo criativo.
Curte saber sobre tecnologia e as tendências para essa área tão ampla? Em nosso podcast você acompanha de perto as tendências do mercado de trabalho, dentro e fora do contexto digital. Além da criatividade, o Os Agilistas aborda outras competências indispensáveis para quem quer se destacar de forma ágil. Te esperamos lá!
Transformação Digital
Confira outros artigos
Testes end-to-end: sucesso na implementação da automação
Hoje, como você garante a entrega de valor, a confiabilidade e a eficiência do seu projeto? Com o intuito de responder a essa questão crucial, uma das melhores respostas é a automação de testes end-to-end. Muitas pessoas, principalmente nossos clientes, tendem a imaginar que automação de testes é apenas mais um tipo de teste de […]
Transformação Digital
Inteligência Conversacional: conecte-se com seus clientes!
Em um mundo cada vez mais digital, a capacidade de se conectar com os clientes de forma personalizada e eficiente é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Dessa forma, a Inteligência Conversacional surge como uma poderosa ferramenta para alcançar esse objetivo, revolucionando a forma como as empresas interagem com seu público e otimizam suas […]
Transformação Digital
Mecanismos de Acompanhamento no Desenvolvimento de Software
O uso de mecanismos de acompanhamento é imprescindível no mundo do desenvolvimento de software e pode potencializar a eficiência digital. O acompanhamento efetivo das operações é fundamental para garantir a entrega de soluções digitais de sucesso. Na nossa empresa, utilizamos uma metodologia única, o dti evolve, que incorpora inteligência artificial (IA) para acelerar nosso processo de […]
Transformação Digital