case VLI
Gestão de Equipagem na VLI: tomada de decisão para otimização de escalas e redução de custos
Tecnologias:
React, .Net Core, Azure Function, Docker, Java
Contexto e Desafio
A gestão de diversos profissionais, unidades de negócio diferentes e equipamentos era um grande desafio da VLI. A operadora logística multimodal identificou a necessidade de apoiar o planejamento e a tomada de decisão quanto à alocação dos maquinistas aos trens. E assim nasceu o Portal Equipagem, visando uma gestão eficiente da tripulação.
Resultados
A solução proposta consiste numa plataforma online de gestão de equipagem centralizada, focada em otimização das escalas e atendimento à legislação trabalhista. Por ter uma visão holística sobre pontos de troca, horas a serem cumpridas na jornada e programação dos trens, o portal trouxe ganhos na otimização de recursos e apoio à tomada de decisão, além de ter gerado redução de custos.
A implementação do Portal de Equipagem resultou em:
- 70% das jornadas são planejadas via plataforma
- 14% de redução da duração da jornada efetiva
- Redução de 35% das atividades improdutivas
- Visão estratégica a longo prazo, visão operacional/tática mensal e visão do dia a dia.
- Capacidade de realizar replanejamento em tempo real, visando atender às regras trabalhistas e evitar custos adicionais.
- Apontamento remoto por meio do ponto móvel, e acompanhamento de escala com emissão de alertas.
- Integração da informação relativa à execução da escala pela equipagem.
- Checagem da consistência das escalas realizadas.
- Painéis de controle e emissão de alertas em caso de inconformidades, como por exemplo, execução de horas extras.