Dicas de carreira: como se sair bem no primeiro emprego
Afinal, como se sair bem em um processo seletivo e em novos empregos? Durante a minha trajetória na área de Pessoas/RH, tive contato com inúmeras pessoas que estavam ingressando no mercado de trabalho. Muitas vezes participei da 1ª entrevista profissional de alguns candidatos às vagas, e, a partir disso, trouxe insights e dicas de carreira para quem tem interesse no assunto e quer se destacar.
E uma lição importante que aprendi é que começos podem ser estressantes. São muitas novidades, situações diferentes, e muitas vezes, não sabemos qual o melhor jeito de lidar com elas. Não conhecemos as pessoas ao nosso redor e podemos ficar inseguros em relação a todos esses fatores.
Quando você estuda sobre formação de times, descobre que uma das fases iniciais da formação é a do conflito. Tensões são geradas uma vez que opiniões divergentes começam a aparecer, e o mais importante: você ainda não confia naquelas pessoas pois não as conhece. O início de carreira não é muito diferente, seja quando vivenciado por alguém que está em uma transição com dicas de carreira ou por alguém que está no seu primeiro estágio ou emprego.
Entender melhor como é essa fase de início de carreira pode fazer com que você se sinta bem, confiante, e consiga aproveitar melhor esse processo. E essas são algumas dicas que eu preparei para vocês:
Sumário
Dicas de carreira 1: Conheça a sua própria história.
Ao ir para uma entrevista, saiba contar a sua história pessoal e profissional: Isso já te ajuda a responder a pergunta interna de como se sair bem em um processo seletivo, de uma maneira individual e única. Entender como você chegou até ali, quais obstáculos precisou enfrentar, quais oportunidades você teve e o que já conseguiu desenvolver é essencial ao iniciar sua carreira. O objetivo principal de uma entrevista é te conhecer. Entender o que você já vivenciou – mesmo que seja experiências da escola, da faculdade, projetos paralelos ou até mesmo vivências profissionais de outras áreas – será importante para que a empresa entenda se o seu perfil dá match com o que ela busca.
Para que o papo seja legal, antes de qualquer coisa, você precisa se conhecer! Tire um tempinho para reviver a sua história e tente responder algumas dessas perguntas:
Quais foram os principais marcos da sua história?
O que você aprendeu e o que busca continuar aprendendo?
Qual a sua motivação?
Você não precisa ter uma resposta rígida e pronta pra tudo. Afinal de contas, somos sempre seres em construção! Até mesmo entender que você não sabe algumas destas respostas pode te ajudar a mostrar quem você realmente é e o que busca ser.
Dicas de carreira 2: Crie conexões, peça ajuda e colabore sempre que possível.
Conhecer as pessoas do seu novo ambiente de trabalho, saber o que elas fazem e qual é a história delas será essencial para que você comece a criar laços. Assim, você começará a confiar nas pessoas ao seu redor – e vice-versa – e terá apoio sempre que precisar. O início de carreira é desafiador e ter com quem contar é mais do que essencial. Ninguém cresce sozinho e caso você tente o processo seria muito mais difícil. Seja aberto a experiências que te convidarem, participe de projetos paralelos – sempre que possível dentro da sua gestão de tempo – e peça ajuda sempre que não enxergar um caminho ou solução.
Na dti digital temos uma rede conectada e colaborativa. Dentro do seu próprio contexto você pode contar com o seu squad, com a sua tribo e sua aliança. Mas se quiser expandir mais ainda suas conexões, pode participar de Guildas de diversos temas: Dados, Arquitetura, Front-end, Liderança, Produto, Segurança e muitos outros.
Dicas de carreira 3: Faça questionamentos antes de propor soluções.
Uma situação muito comum para quem acaba de chegar em uma nova empresa é a pessoa se sentir ansiosa para “mostrar serviço” e confirmar que sua contratação valeu a pena. Apesar disso parecer ser um bom caminho, pode não ser tão interessante para todos os outros colaboradores que já estavam lá, trabalhando arduamente há algum tempo.
Se você é novo no contexto, você ainda não conhece todas as suas facetas e não sabe o que já foi testado anteriormente. Isso não quer dizer que você não possa opinar, mas que tal transformar essas soluções em perguntas? Assim, você vai entender cada vez mais o ambiente em que está, e quando for o momento, suas possíveis soluções e ideias serão muito mais assertivas.
O progresso se constrói no dia a dia.
À medida que o tempo passa e você ganha mais experiência, aprendemos uma lição valiosa: o progresso é diário. A fórmula para como se sair bem em um processo seletivo é construida de diferentes maneiras e com diversos fatores. Muitas vezes podemos nos perder no mundo das ideias e começar a imaginar soluções instantâneas para crescer profissionalmente. Mas essa não é uma realidade factível. É preciso esforço, dedicação e tempo. Não quer dizer que você deve sentar e esperar o tempo passar, isso também não é uma solução.
Entender que a cada dia você pode progredir um pouco é a chave de sucesso para um grande resultado a longo prazo. Organize seu dia, sua semana, seu mês. Aprenda um pouquinho mais a cada dia. Faça pequenas tarefas todos os dias. Leia e estude um pouco todos os dias. Essa constância é que te levará a desafios mais complexos e importantes. Sem mágica, mas com muita dedicação. E você sentirá na pele que valeu a pena.
Desenvolvimento Profissional
Confira outros artigos
Como se tornar um analista de segurança da informação
O modo antigo de Segurança propunha modos de trabalho onde equipes trabalhavam separadas. Entretanto, na medida em que as empresas vão se transformando digitalmente, esse cenário também precisa se adaptar. Para tal, busca-se um modelo de trabalho em que o analista de segurança da informação encaixe o seu modelo de trabalho no modus operandi atual, […]
Desenvolvimento Profissional
Jogos para o ensino do SCRUM e das histórias de usuários
Vivemos em um cenário em que o ensino do levantamento de requisitos e a gerência de projetos não é muito abordado no universo da Engenha de Software. Para sanar essa dor, apresentamos uma estratégia de ensino do Scrum para que a geração atual e as próximas possam experimentar uma abordagem que agrega a teoria e […]
Desenvolvimento Profissional
Trajetórias negras no contexto digital e no agilismo
Quando falamos do contexto digital e trajetórias negras no agilismo, temos algumas pré-concepções de falarmos sobre times anti-frágeis, multidisciplinares, criativos e com várias outras características positivas. Nenhuma dessas concepções são errôneas, mas te convido a pensar que talvez, elas sejam incompletas se não analisadas em suas diferentes faces, e uma delas, é a face da […]
Desenvolvimento Profissional