Desk Research (Pesquisa Desk): como utilizar no processo de Design Thinking
Uma das etapas mais importantes para garantir o sucesso de um produto ou de uma interface dentro do Product Design, é a de Desk Research. Nesse artigo, vamos falar sobre o que é Desk Research (ou Pesquisa Desk) quais são os tipos de desk research existentes e muito mais. Confira:
Sumário
- 1 Product Discovery: o processo de pesquisa dentro de produtos
- 2 Evidências Reais De Um Caminho Certo: Product Discovery
- 3 O que é Desk Research?
- 4 Qual a diferença entre Desk Research e Benchmarking?
- 5 O que é o Design Thinking?
- 6 Como fazer o processo de Design Thinking?
- 7 Tipos de Desk Research para Design Thinking
- 8 Desk Research UX
Product Discovery: o processo de pesquisa dentro de produtos
O processo de product discovery tem uma abordagem totalmente centrada no usuário com foco em gerar soluções criativas para todos os tipos de problemas, através da co-criação do time de produto, evitando desta forma desperdícios de tempo, esforço e dinheiro. Caracterizado como uma jornada de aprendizado constante, que busca entender o que faz sentido para o usuário, ajudando a responder às principais perguntas que geram incertezas para construção do produto ideal. Assim, como conceitua Marty Cagan, product discovery é um processo para definir um produto valioso, útil e viável.
Neste processo é preciso ouvir seus possíveis usuários e envolver mais pessoas que se correlacionam com o problema a ser resolvido. Ouvir nossos clientes e usuários nos traz percepções incríveis de experiência, do que eles estão realmente usando do produto, se a solução os atendem da melhor forma, se sentem falta de algo e como podemos melhorar o produto baseado em alguma necessidade específica deles.
A chave está na empatia pelas pessoas que irão de alguma forma interagir ou utilizar nossas soluções, aqui deixando os ‘achismos’ de lado e tendo curiosidade sobre nossos usuários. O feedback antecipado sobre o que iremos construir é o melhor caminho, então não devemos ter medo de procurar nossos usuários e perguntar a eles sobre nossa solução, mesmo que ela ainda não esteja finalizada!
O pensamento deve ser: construir pequeno, testar rápido e melhorar continuamente.
Evidências Reais De Um Caminho Certo: Product Discovery
Como evidenciar que o seu produto está no caminho certo? Se você não está se perguntando constantemente se o seu produto está oferecendo tudo o que ele se propõem, esse é o caminho errado. Uma das melhores formas de evidenciar de fato que o seu produto está no caminho certo é fazendo com constância o processo de Discovery. Confira esse episódio do’s Agilistas sobre o assunto:
O que é Desk Research?
A Pesquisa Desk ou Desk Research é um dos muitos recursos utilizados por empresas e indivíduos no processo de Design Thinking. Mais conhecida como Desk Research, essa ferramenta consiste em fazer um grande levantamento de material já publicado em relação ao público-alvo ou ao produto (ou pessoa) pesquisado. A base de dados para a Pesquisa Desk são normalmente documentos oficiais, pesquisas já realizadas ou material de mídia como jornais, revistas e websites. A abordagem de Desk Research em UX é complementar ao tema, e falaremos sobre ela mais adiante.
Qual a diferença entre Desk Research e Benchmarking?
Esse tipo de pesquisa pode ser, muitas vezes, confundido com o que chamamos de Benchmarking. Entretanto, existem diferenças importantes.
o Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes.
Já a Pesquisa Desk não se atém apenas à concorrentes ou líderes, mas tem como objetivo descobrir itens novos e interessantes. Os temas para pesquisa também são mais amplos e é essencial estar ciente de possíveis conexões e inter-relações entre temas.
Geralmente, a desk research (Pesquisa Desk) é uma boa solução para sistematizar um conhecimento já existente dentro de uma empresa, oferecendo um novo olhar que oferece poderosos insights sobre determinado assunto. Em outros casos, essa pesquisa permite estabelecer um conhecimento prévio do mercado antes que outros tipos de levantamento de dados (como entrevistas ou pesquisas de campo, por exemplo) sejam conduzidos. De qualquer forma, a Pesquisa Desk é fonte de referências importantes e acaba por revelar tendências e inspirações.
O que é o Design Thinking?
O design Thinking é o conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados à futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. Ou seja, é uma forma de resolver problemas, desenvolver produtos e pensar projetos baseado no processo cognitivo que os designers usam. Fazem parte do pacote: pesquisa, brainstorms, seleção de ideias, prototipagem.
“Design Thinking é uma abordagem antropocêntrica para inovação que usa ferramentas dos designers para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso dos negócios”, conceitua Tim Brown, autor do livro Change by Design.
Como fazer o processo de Design Thinking?
Nesse episódio de Os Agilistas com a Yasmin Fonseca, Fabíola Faria, Camila Palhares e Gabriel Tavares, uma equipe de designers, para falar sobre o processo de Product Discovery em um ambiente virtual. Será possível aplicar as metodologias do design thinking de forma remota? Qual caminho seguir e quais ferramentas utilizar? Não perde tempo e já corre para sua plataforma de streaming preferida, porque explicamos como fizemos tudo isso, na prática. Confira:
Tipos de Desk Research para Design Thinking
Em termos de metodologia, existem dois tipos principais de desk research (Pesquisa Desk):
Desk Research interno
No desk research interno, são analisados dados internos de uma empresa, como informações referentes à quais tipos de produtos são vendidos, em quais quantidades, à qual custo e à qual tipo de consumidor. Muito frequentemente, processos utilizados por determinado setor dentro da empresa, podem oferecer boas ideias para o restante da equipe. A principal vantagem aqui é a facilidade em encontrar dados e o número reduzido de recursos utilizados.
Desk Research externo
Como você pode imaginar, a pesquisa externa extrapola os limites da empresa e busca informações nas mais variadas fontes, com o intuito de buscar a relevância dos dados encontrados. As principais fontes são:
-
Internet
-
Dados Governamentais
-
Conversando com o usuário
Internet
Com certeza, essa é a fonte com o maior número de informações. Mas cuidado! É muito fácil perder o foco ao realizar uma busca online. É importante definir diretrizes para a pesquisa, listar temas principais e ficar de olho no tempo gasto no processo, para que o esforço desprendido gere bons resultados.
Dados Governamentais
Órgãos governamentais geralmente publicam anualmente o resultado de pesquisas realizadas em áreas sociais, financeiras ou econômicas. Tais dados podem ser um bom ponto de partida para definir, por exemplo, hábitos de consumo ou comportamentais do seu público alvo.
Conversando com os usuários
Uma das melhores práticas para se extrair informações para uma pesquisa é conversando diretamente com o usuário. Ele é, sem dúvidas, quem melhor entende sobre como um produto ou serviço é utilizado. Portanto, o feedback proveniente dos consumidores é extremamente útil e pode ser utilizado de forma eficaz na continuação do processo de investigação.
Seja qual for a fonte selecionada, um desk research design thinking deve ser extensivamente planejado. Quanto tempo iremos gastar com pesquisa? Quantos players (ou temas) iremos analisar? Essas são perguntas essenciais e devem ser respondidas antes de mais nada. Além disso, é importante manter um registro de tudo que foi pesquisado afim evitar repetições e facilitar a consulta posteriormente.
Na dti, nós utilizamos a Pesquisa Desk como aliada no início do processo de Design Thinking. Os primeiros passos desse processo são geralmente caracterizados por incertezas e divergências de opinião. Mas não pense que isso é ruim – na verdade, esse aparente caos é essencial para fomentar a geração de ideias! Muitas soluções e alternativas surgem dessa pesquisa inicial, para convergir mais a frente em um conceito que guiará o projeto. A imagem a seguir caracteriza bem esse processo, mostrando a caótica fase de pesquisa em contraste à clareza do fim do percurso.
Se você se interessou por essa abordagem, nós recomendamos procurar mais sobre e testar no processo da sua empresa. A Pesquisa Desk é uma maneira eficiente em mostrar para o seu time os limites do projeto e fazê-lo visualizar claramente as perspectivas de ação.
Desk Research UX
Dentro do contexto de UX e UI Design, a pesquisa segue sendo o principal pilar para conhecer o usuário: ela auxilia no entendimento e mapeamento das dores e necessidades do usuário, duas ações que fazem o resultado final do produto serem melhores.
No entanto, muitas organizações têm dificuldade de fazer o Research UX, uma vez que são duas competências distintas, mas sempre complementares. A parte de Research diz respeito ao processo de pesquisa, contextualização, etc. O UX, por sua vez, entende o usuário (ou cliente) em sua raiz, entendendo de perto suas necessidades.
Investir tempo na pesquisa pode exigir mais tempo do que parece, pois além do tempo, é claro, precisamos considerar um investimento financeiro (para o uso de ferramentas de pesquisa) e a necessidade de ter um ambiente dinâmico e ágil que permita a realização de testes.
Quer fazer parte de um time que possibilita testes e entende de tecnologia na prática? Se inscreva em nosso processo seletivo pela página de carreiras e escolha a vaga que mais tem a ver com você. Venha ser dti!
User Experience
Confira outros artigos
Desenvolvimento Android x iOS: 10 recomendações para o desenvolvimento produtivo
Entre agosto de 2022 e junho de 2023, o mercado de aplicativos móveis experimentou um crescimento notável, projetando um aumento anual de 13,4% até 2030, alcançando um mercado estimado em US$ 187,58 bilhões. E, certamente, a tendência é que essa expansão continue exponencialmente nos próximos anos. Portanto, agora é a hora de explorar as oportunidades […]
User Experience
Atuação do Design e Produto na construção do Produto Certo
O que é um produto certo? Produtos Digitais que concilie a necessidade de quem irá utilizá-lo com o que é mais estratégico para uma empresa, gerando valor e um retorno concreto que justifique o investimento no produto. Na dti, construímos os Produtos Certos por assegurar que os princípios de Design e de Produto estão presentes […]
User Experience
As 10 heurísticas de usabilidade
Muito se discute sobre a democratização da tecnologia e a melhoria na qualidade de vida que ela provê à sociedade. Com isso, surge a preocupação e o cuidado que devemos ter ao aplicar a heurística de usabilidade, visando oferecer qualidade para os usuários de produtos digitais. Sumário1 O que são as heurísticas de usabilidade?2 As […]
User Experience