Gamificação: Uma aliada na manutenção de colaboradores

Por Laura Pessoa|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Ago 2021

Vivemos em um ritmo super acelerado da tecnologia, em um mercado hiper competitivo e com uma hiper rotatividade de funcionários nas empresas: Cenário dentro do qual o conceito de gamificação cresce exponencialmente. Cada vez mais aumentam os desafios das organizações em reter suas equipes de trabalho e para vencê-los. Dado esse contexto, qualquer inovação é válida e, se aplicada de maneira eficiente e ágil, pode gerar bons resultados.

O que é gamificação?

Gamificação é a utilização de games para engajar as pessoas com o intuito de resolver problemas e melhorar o conhecimento. No âmbito corporativo, a gamificação deve ser associada a aspectos similares com as atividades desempenhadas durante o exercício profissional. Assim, quando o colaborador consegue atingir os objetivos do jogo, recebe uma recompensa por isso.

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Qual o objetivo da gamificação?

Para a manutenção dos talentos dentro de uma empresa, é preciso deixá-los motivados, encorajados e engajados nas tarefas do seu dia a dia. Uma cultura organizacional bem definida e difundida pode ser uma importante ferramenta nesse processo.

O ser humano tem duas principais formas de se motivar: motivadores intrínsecos (que estão dentro dos próprios seres, auto motivação) e os extrínsecos (algo que vem de fora, como salários e benefícios). Colaboradores que possuem esses dois pilares equilibrados tendem a gostar e continuar nas empresas.

Mas como reconhecer, valorizar, motivar os funcionários? A gamificação surge como uma possibilidade muito atraente para esse objetivo.

Como a gamificação pode nos auxiliar

Como aprimorar a manutenção de colaboradores?

Conforme comentamos no início desse artigo, colaboradores que possuem os pilares motivacionais equilibrados, normalmente rendem mais e ficam mais tempo nas empresas. A empresa pode e deve ajudar nesse equilíbrio. Algumas empresas usam de incentivos financeiros para motivar colaboradores. Mas acreditamos que incentivos que aproximam colaboradores são mais fortes, escaláveis e tendem a funcionar a longo prazo, sobre tudo quando se aplicam os princípios do manifesto ágil. 

Qual a forma mais eficaz de aproximar colaboradores? Por meio de feedbacks! As conversas sinceras, quando feitas de forma adequada, gera relação sólida entre equipes, gera profissionais mais qualificados, gera correção de problemas e impedimentos de forma mais rápida, gera colaboradores sempre alinhados com os objetivos da empresa. 

Como os games otimizam feedbacks?

A chave da questão está aqui: o processo de feedbacks é tão potente na gamificação porque essas conversas sinceras são feitas com bom timing e de forma transparente. Explico. Feedbacks são mais eficientes quando contam com exemplos claros e específicos, já que dessa forma, a pessoa entende melhor qual foi a atitude elogiada ou reprovada. Normalmente, é mais fácil lembrarmos dessa atitude na hora em que ela acontece, quando está fresca na cabeça da pessoa que está dando e recebendo o feedback. 

Outro ponto, em casos de feedbacks positivos, o feedback também é mais poderoso para a pessoa que o recebe, quando outras pessoas visualizam o que foi falado. A transparência dos feedbacks também é bem importante para a criação de um ambiente corporativo seguro e confiável. Cria-se uma cultura de feedbacks, quando é normal e inclusive incentivado dar e receber feedbacks. Esse é o ambiente adequado para a colaboração. 

Quais outros benefícios da gamificação?

Às vezes se faz necessário um momento de descompressão. O dia a dia muito tenso pode deixar os colaboradores menos felizes, diminuindo sua produtividade. A gamificação entra como ferramenta para resolver esse problema, gerando diversão, um momento de entretenimento quando os colaboradores esquecem os problemas do trabalho. 

Quer reconhecer o seu colega de trabalho mas tem medo de parecer puxa-saco? A gamificação vem para normalizar o reconhecimento pessoal. Elogiar, agradecer, colaborar com seus iguais devem ser valores do trabalho em equipe. E dar feedbacks (um dos conceitos chave para os princípios manifesto ágil) de desempenho pode elevar ao próximo nível a carreira de quem você dá feedbacks.  

Plataforma de gamificação:

No presencial, a gamificação pode ser feita através de jogos de tabuleiros, dinâmicas em grupo, gestão a vista com alguns desafios individuais. Trabalhando à distância, os estímulos para os colaboradores se engajarem na gamificação devem ser outros. Uma das alternativas para inovar nesses estímulos, é através do uso de plataformas de gamificação. 

Para suprir a falta da relação presencial e para continuar fortalecendo a cultura organizacional em tempos de home office, a dti criou a Plataforma Round. O site atua com uma lógica simples: cada colaborador recebe 10 moedas por mês e consegue doar para qualquer outro colaborador, seguindo seus próprios critérios. Todos os colaboradores conseguem ver e interagir com todas as doações alheias. O colaborador pode resgatar recompensas dentro da própria plataforma através das moedas arrecadadas.

Gamificação no contexto ágil

A Round já tem 4 clientes e, apesar de contextos bem diferentes, percebemos uma coisa em comum em todas as empresas: a plataforma motiva colaboradores e melhora o ambiente de trabalho. Nela, conseguimos recompensar atitudes pequenas do dia a dia que poderiam passar despercebidas inclusive no presencial. 

Quer conhecer mais sobre a Round? Entre em contato pelo email: round@dtidigital.com.br . Outra maneira de se inteirar ainda mais dos processos e metodologias da dti, é por meio do nosso podcast. Os Agilistas nasceu da necessidade de disseminar a cultura ágil para além da TI, levando novas formas de gestão de pessoas e produtos para outras áreas. Escute em sua plataforma de streaming favorita

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